terça-feira, 21 de agosto de 2012

PSP ou PSVita - Mais novo é melhor?


Hoje teremos um post diferente, pessoal!

Será uma batalha de consoles, ou melhor, de portáteis. Tem gente (e sites) que já postaram trocentas comparações entre 3DS e o PSVita, mas será mesmo que uma batalha entre sucessor e antecessor não seria bom para analisar outras coisas? Agora você deve estar se perguntando "Mas poxa, vai comparar mesmo o PSP com o Vita? Tu ainda tem cérebro? Lógico que o Vita é melhor!", mas acredite, isso aqui vai ir muito além do que só uma mera comparação entre games e hardware. E poderei até lhe surpreender com algumas coisinhas.

Vamos dar uma breve brief em ambos os portáteis primeiramente:

O PSP foi anunciado na E3 2003 (olha só, 9 anos atrás) e lançado entre 2004 e 2005, seu intuito era de ser o portátil que humilhasse o Game Boy Advanced e bater de frente com o que a Nintendo tinha como planos para o próximo portátil (a Nintendo demorou mais alguns meses para anunciar o DS), e provavelmente revolucionar a era dos portáteis na época, lembrando que não tinhamos tablets e celulares fodas na época, e coisas com touchscreen só se popularizou depois do Nintendo DS e iTouch mesmo. UMD (apesar do nome fail de "Universal Media Disc", já que a mídia até hoje é exclusiva para o PSP) com capacidade de jogos de até 1,8GB, conectividade com internet via wi-fi, sistema ad-hoc para multiplayer local, compatibilidade com vários formatos de áudio e vídeo, analógico para controle de precisão nos jogos, a inauguração triunfal da Playstation Network onde se podia baixar jogos e aplicativos, dentre eles jogos de PS1, e gráficos que eram superiores aos do PS1 (eu ainda vou arrebentar quem disse que "o PSP tem gráfico de Play2"... deve ser o mesmo cara que disse que "Wii tem gráfico de Play3" >.>)

Já o PSVita foi anunciado oficialmente em 2011 (apesar de já ter vários relatos e indícios do projeto bem antes), e aproveitou de tudo e mais um pouco que a tecnologia da época (pô, isso foi ano passado, num precisa exagerar...). Tela OLED (um tipo de LED com capacidade de mostrar cores mais realistas e menor consumo de energia) com multi-touch capacitivo, Wi-Fi embutido e alguns modelos com 3G também, analógicos duplos, acelerômetros e giroscópios para controle por movimentos, touch-screen traseiro, CPU com capacidade gráfica quase no nível do PS3, possibilidade de jogar multiplayer online... ufa, isso fora a compatibilidade com vídeos e músicas em muitos outros formatos e suporte para outros aplicativos.



Sem sombra de dúvida, no aspecto de hardware, e mesmo software devido aos novos cartões usados para os jogos do Vita terem capacidade de 4 a 8GB, o Vita humilha o PSP de cavalinho. Praticamente tudo no PSVita foi inovado ou aperfeiçoado. Direto você vê vídeos comparando gráficos de PSP e PSVita rodando um mesmo vídeo, mas seria injusto comparar nesse aspecto. Afinal, são 7 anos de diferença entre os dois, e o valor do "online" em portáteis mudou bastante durante os últimos anos. No contexto do que ambos os portáteis significaram na época que foram produzidos, eu acho que o PSP está só um pouco na frente, pois wi-fi em portáteis e jogos pesando mais de 1GB nos mesmos era uma coisa nova sim. O touch traseiro e analógicos duplos do Vita também foram inovadores (para portáteis, pelo menos). Cabe a você decidir qual vale mais.

Vamos aos jogos então. Agora, seria mancada da minha parte comparar toda a biblioteca de jogos do PSP com a do Vita, por ser um console recente e não ter lá tantas produtoras "third-party" (empresas que não são financiadas pela própria Sony, como a Ubisoft, EA Games, Activision e tantas outras. Vou abordar melhor mais pro final do post), mas vamos comparar entre jogos do mesmo período então, de até um ano desde o lançamento dos portáteis.

No lado do PSP, tínhamos GTA: Liberty City Stories, Harvest Moon, Legend of Heroes, Megaman, Metal Gear Ac!d (ô joguinho bão), Monster Hunter, Burnout Legends, Crash Tag Team Racing, Need for Speed, Prince of Persia, Star Wars Battlefront 2, Wipeout Pure, Breath of Fire 3... é, acho que já está bom.

No lado do PSVita, temos Blazblue Continuum Shift Extend, Disgaea 3, Lumines, Mortal Kombat, Metal Gear Collection, Ninja Gaiden, Resistance, Uncharted, Rayman, outro Wipeout... e acabou.

É lógico que eu desconsiderei os FIFAs da vida, que lançam jogos todos os anos desde a época do play1/play2, e outros títulos menos conhecidos, mas queira ou não, a linha de jogos para PSP tinha bem mais variedade (e nome) do que a linha de jogos do PSVita hoje. Grande parte dos jogos mais esperados (e mais vendidos) para o Vita, querendo ou não, ou são IPs de jogos da própria Sony (Killzone) ou franquias que já são de peso (Assassin's Creed 3 e Call of Duty Black Ops Declassified).


Outra categoria agora: recepção pelo mercado.

Mesmo com o preço de jogos e do portátil em si sendo os mesmos (acredite, um PSP custava 250 dólares quando foi lançado, igual o Vita hoje), o PSP vendeu bem mais, tanto considerando só no Japão quanto no mundo inteiro. Apenas como relato recente, no mundo inteiro, até 30 de Julho deste ano, o PSVita conseguiu vender quase 2.6 milhões em hardwares, enquanto o PSP, de Dezembro de 2004 até Julho de 2005 vendeu mais de 3.5 milhões em hardwares.

Os três jogos mais vendidos para o Vita são Uncharted: Golden Abyss, FIFA Soccer e Hot Shots Golf. Para o PSP, no período de tempo correspondente, os jogos mais vendidos foram GTA Liberty City Stories, Monster Hunter Freedom e Hot Shots Golf: Open Tee. Estranho o jogo de golf estar entre os mais vendidos, mas considerando a data de lançamento, acho que dá pra entender.

Como crítica de muita gente, o pessoal reclama do preço do portátil novo da Sony e de seus jogos, o que vai ser a nossa última categoria do post (senão vou morrer de tanto digitar).


Como disse, o preço de ambos os portáteis foram os mesmos em suas respectivas datas de lançamento, o que leva a entender que seus jogos também tinham preços parecidos. Entretanto, como o PSP foi mais revolucionário na época do que o Vita é hoje, acabou como sendo uma vantagem que aumentou suas vendas, além de contar com ótimos jogos durante o seu primeiro ano de vida.

Quem não comprava um PSP para jogar poderia simplesmente usá-lo para ouvir música (apesar de ipods já serem populares na época), vídeos (já uma coisa mais difícil em outros equipamentos) ou mesmo navegar na internet (que antes era só possível com celulares, naquela velocidade lerda característica) e usar aplicativos como Skype ou Comic Reader. Apesar do Vita fazer isso com mais memória RAM, tirar fotos e ter um tecladinho touchscreen bem útil, hoje em dia qualquer celular/smartphone/tablet, chinês ou não, já faz isso, bem como o portátil concorrente, o 3DS, além de possivelmente oferecer suporte a aplicativos Android e ser mais flexível ao invés de ter dedicação forte em games (afinal, você não pode usar um OpenOffice da vida no seu Vita, pode? No tablet pode.).

O que salvaria o PSVita de ser um desastre maior do que muitos consideram seria o anúncio de jogos que aproveitem todo o potencial e recursos que ele tem para oferecer, que foi o caso de alguns jogos anunciados na GamesCom, como Sound Shapes, o jogo mostrado no vídeo anterior, e Tearaway, talvez o jogo mais promissor e original do portátil até hoje (se alguém falar Little Big Planet.....bom, saiba que tem pra PSP também).


Vamos à conclusão então:

Ao contrário do que você deve estar pensando depois de ler tudo isso (se é que leu), eu não considero o PSVita um fracasso. Ele é muito promissor e tem muito a oferecer. Infelizmente, ele peca em 3 pontos principais, não tem como negar: preço elevado, poucos jogos originais e lançamento no momento errado.

Não compensa ter um console no mesmo preço de um PS3/Xbox360, que por sua vez tem muito mais jogos disponíveis, alguns inclusive de graça, quando seus melhores jogos também são ports das versões para console. Ter poucos jogos é uma consequência de ser nova geração, pois é outra linguagem de programação, e imagina o gasto de uma empresa para capacitar seus programadores para a engine do Vita, além de ter toda uma equipe que precisa inventar um jogo que utilize tudo que o Vita tem a oferecer, fora o risco do jogo não dar certo no final, ou vender muito pouco. O lançamento no momento errado é até pior do que o que aconteceu com o 3DS no ano passado, pois numa época em que tablets e smartphones com Android dominam a sociedade, não dá pra manter um aparelho especializado em jogos nos dias de hoje quando Angry Birds e Plants vs Zombies dominam as vendas de jogos em aparelhos móveis.

A Sony deu alguns acertos em anunciar o Playstation Mobile e o "cross-platforming" que permite trocar jogos do Vita pro PS3, mas pecou em não tentar trazer mais empresas para desenvolver jogos para o Vita, além de falar oficialmente que não pretende baixar o preço do Vita no futuro próximo. E olha que estamos falando da Sony, a empresa que lucra mais com jogos do que com venda de consoles. Lamentável.
(e memory card exclusivo pro Vita, caro pra caramba também...precisava mesmo?)

No cenário de hoje, ainda compensa mais ter um PSP do que um Vita, e isso determina o PSP como campeão neste post. Querendo ou não, um PSP está bem barato nos dias de hoje, tem uma excelente biblioteca de jogos, e mesmo se você quiser se politicamente correto, dá pra achar jogos bem baratos nos MecadoLivre/Ebays da vida. E como ainda fazem (bastante) jogos para PSP, não será dinheiro perdido mesmo se você comprar o seu hoje mesmo, motivo também pelo qual a venda de PSPs no mundo inteiro ainda é maior que a venda de PSVitas.

Kaito como Lelouch, alguém reparou? xP

Ah, claro, se você acompanha o meu blog por tempo suficiente, deve saber que sou um fã bem viciado na Hatsune Miku e dos Vocaloids... e sabe duma coisa? Só vou comprar um Vita por causa desse mother-fucking jogo...e só. O meu PSP só comprei por causa do Project Diva (e Yu-Gi-Oh Tag Force), e pro Vita não vai ser muito diferente. Se sair mais jogos bons, eu compro antes, mas esse é o único motivo que comprarei ele. Do contrário, ou demoraria uns bons anos pra eu comprá-lo, ou ia acabar indo pro lado da concorrência (que saudade de jogar um Mario no meu GBA...)


Bom, espero que tenham gostado do post extra-longo de hoje. Agora deixa eu ir almoçar que perdi noção do tempo já.

Até!
Out.

Um comentário:

  1. Vai demorar pra Sony Emplacar de vez o PsVita. O psp tem muito mais vantagens sobre ele. Já vejo que o bom e velho PSP ainda terá muitos anos antes de se aposentar. Nele eu vejo videos, leio alguns livros em pdf, jogo, jogo os clássicos do PS1 e do Nintendo. ^^

    ResponderExcluir