sábado, 4 de janeiro de 2014

Você conhece todos os feriados do Japão?


Ano novo, vida nova, novos presentes, possivelmente alguém aí ganhou um celular/computador/tablet/TV/videogame novo também e deve estar arrumando o guarda-roupa de tanta roupa que ganhou das tias e tios.
Aproveitando a ocasião, lembrei-me esses dias que, assim como é citado em muitos animes e visual novels, o Japão tem alguns feriados diferentes que nós aqui no Brasil, muitas vezes com costumes diferentes e até algumas "regrinhas de etiqueta" diferente (ou seja, não precisa necessariamente passar a virada de ano de roupa branca ou pular sete ondas). Para evitar que o leitor ou o telespectador dessas obras não fique por fora e saiba dessas datas, resolvi fazer uma postagem diferente desta vez, mostrando as datas comemorativas na terra do sol nascente e os costumes normais da população nessas datas. Está pronto? Vamos começar!


Shogatsu (初月): O ano-novo, assim como praticamente no resto do mundo, é um feriado no país, onde geralmente o comércio não abre até o terceiro dia do mês. Geralmente, as casas são decoradas com bambus, flores e pinhos, sinalizando suas boas-vindas para os bons espíritos e para proporcionar paz e longevidade.

Como costume, muita gente escolhe essa data para a primeira visita do ano aos templos budistas (o famoso "hatsumoude" que a gente ouve nos animes), dando oferendas para os deuses e pedindo por alguma coisa ao fazer suas preces, como amor, dinheiro ou paz interior. Também é dia de desejar um feliz ano novo para os amigos e familiares (akemashite omedetou!) e mandar cartas para aqueles que moram mais longe. Há até pratos típicos que são comidos neste data, jogos e até shows na televisão com as bandas J-POP mais famosas do momento, mas isso tem algumas divergências dependendo da região do país.

Seijin no Hi (成人の日): muitas vezes traduzido como "Coming of Age Day", literalmente traduzido como "Dia da Maioridade" ou "Dia do Amadurecimento". É comemorado na segunda segunda-feira de Janeiro, com varias cerimônias em homenagem às pessoas que se tornaram adultas no país, ou seja, que completaram 20 anos, tendo o direito de votar, casar sem permissão dos pais e consumir bebidas alcoólicas. Essas pessoas geralmente vestem roupas tradicionais, sendo um furisode (um kimono especial) para as mulheres e um hakama (outro kimono tradicional) para os homens, além de tirarem muitas fotos nesta data.

Kenkoku Kinen-Bi (建国記念日): também conhecido como o Dia da Fundação do Japão (ou Dia da Fundação Nacional, para eles), celebrando (obviamente) o dia em que o país foi fundado pelo seu primeiro imperador. É comemorado no dia 11 de Fevereiro e é um momento onde as pessoas acordam seus espíritos patriotas, considerado um dos maiores feriados por lá, com pessoas saindo às ruas com bandeiras de seu país nas mãos enquanto outras pessoas aproveitam para descansar no feriado nacional. Uma tradição nesta data é o carregamento de um pequeno templo nos ombros de algumas pessoas que o levam até Tokyo.


Shunbun no Hi (春分の日): o Equinócio da Primavera, comemorado entre 20 e 21 de Março, é um feriado onde as pessoas geralmente vão aos templos e cemitérios para lembrar de seus familiares e entes queridos que faleceram, geralmente limpando suas lápides, trazendo flores, acendendo incensos em seus nomes e rezando. Segundo a tradição, é um dia para celebrar todas as coisas vivas e a natureza. Com o término do inverno deles, as famosas cerejeiras (ou "sakura", como preferir) começam a florescer, começando no sul do país.

Golden Week: a famosa "semana de ouro" no Japão na verdade é uma coleção de feriados que, por estarem em datas bem próximas umas das outras, é "emendado" como uma semana inteira onde as escolas geralmente não têm aulas. Os feriados comprimidos nesta semana são:
   - Shouwa Day (昭和の日), que era o aniversário do imperador do Período Shouwa da história do Japão (1926-1989). Nesta data, geralmente as pessoas se lembram dos acontecimentos da época e fazem planos para o futuro. É celebrado no dia 29 de Abril.
   - Kenpou Kinen-Bi (憲法記念日), que é o Dia da Constituição do Japão, bem similar ao celebrado aqui no Brasil. É celebrado no dia 3 de Maio.
   - Midori no Hi (緑の日), ou o Dia do Verde, era celebrado também durante o Período Shouwa devido ao gosto por flores pelo imperador, mas que acabou se tornando um feriado para agradecer à natureza e os benefícios que ela proporciona em épocas de colheita. Celebrado no dia 4 de Maio.
   - Kodomo no Hi (子供の日), é o Dia das Crianças para eles, celebrado no dia 5 de Maio. As famílias rezam para que seus filhos cresçam saudáveis, fortes e inteligentes, também com alguns pequenos festivais celebrando a data e pendurando aqueles peixes koi em mastros e varais como símbolo disso.


Umi no Hi (海の日): é o Dia do Mar, marcando o dia em que o imperador Meiji chegou em Hokkaido, celebrado na terceira segunda-feira de Julho. Neste dia, as pessoas agradecem os mares pela sua fartura de peixes, carne mais consumida no país, e geralmente é "comemorada" com uma merecida ida à praia, ainda mais por estar no meio do verão nessa época do ano.

Keirou no Hi (敬老の日): é o Dia do Idoso, celebrado na terceira segunda-feira de Setembro, onde as pessoas costumam prestar suas honras aos idosos (uma grande parcela da população japonesa, cerca de 1 em cada 4 pessoas). Os idosos geralmente recebem presentes em embrulhos vermelhos (ou mesmo artigos desta cor), que acredita ser uma cor que espanta doenças e maus espíritos.

Shuubun no Hi (秋分の日): o Equinócio de Outono, assim como no de Primavera, é um feriado também destinado à visita de falecidos e preces às suas almas. É comemorado entre os dias 23 e 24 de Setembro, dependendo das constelações.


Taiiku no Hi (体育の日): é o Dia dos Esportes e da Saúde, celebrado na segunda segunda-feira de Outubro. Celebrando as Olimpíadas de Tokyo em 1964, este dia foi considerado desde então um dia para a prática de esportes, tanto para a manutenção da saúde física dos indivíduos quanto como uma brincadeira entre crianças que participam de diversos campeonatos em escolas ou mesmo em torneios públicos para mostrarem suas habilidades (similar ao nosso "Challenge Day").

Bunka no Hi (文化の日): o Dia da Cultura é celebrado no dia 3 de Novembro e é nesse dia que as pessoas mostram muitas coisas típicas da cultura japonesa para o mundo. Muitas de suas tradições como origami, caligrafia clássica, kendô, danças folclóricas e cerimônias de chá são praticadas por muitos profissionais neste dia em espaços públicos, incentivando as pessoas a aprenderem tais costumes, suas histórias e se relacionar com diferentes pessoas neste dia (e o melhor, de graça!).

Kinrou Kansha no Hi (勤労感謝の日): conhecido como Dia da Gratidão aos Trabalhadores, é bem similar ao nosso primeiro de Maio, onde as pessoas agradecem os trabalhadores pelos seus esforços feitos durante o ano, dando-lhes uma folga no trabalho. É comemorado no dia 23 de Novembro e originalmente se tratava de um feriado onde o imperador fazia a primeira oferenda do inverno aos Deuses. Atualmente, é comum as escolas chamarem os pais para explicar o que fazem em sua profissão, além dos filhos fazerem desenhos ilustrativos da profissão de seus pais.

Ten'nou Tanjoubi (天皇誕生日): também conhecido como Aniversário do Imperador, é um feriado desde os meados do século XIX, comemorado no dia 23 de Dezembro. Neste dia, há uma cerimônia onde o imperador, acompanhado de sua imperatriz, faz algum discurso e permite que o público possa entrar no palácio imperial, evento que apenas acontece nesta data e no dia 2 de Janeiro. Algumas pessoas também andam com bandeiras do Japão neste dia, assim como no Dia da Fundação. 


Bem, post informativo, então espero que isso baste por hoje... ah, mas pode ficar tranquilo que eu não me esqueci das datas comemorativas que não são feriados, como os famosos dias de São Valentim e o Hina Matsuri, mas isso é pra matéria para outra postagem. Até lá, um bom fim de semana para todos vocês e até a próxima postagem!
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário