segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O fantástico Valkyria Chronicles III foi traduzido por fãs e está muito bom!


A Sega já foi muito famosa pelos seus diversos RPGs, como Phantasy Star, Skies of Arcadia, Shining Force e tantos outros jogos fodas. Valkyria Chronicles foi um desses jogos, lançado originalmente para PS3 com gráficos muito bonitos e um gameplay viciante, logo trazendo mais títulos de jogos da série para o PSP também. O sucesso da franquia foi tão grande no Japão que a série até ganhou um anime pela A-1 Pictures (Sword Art Online, Fairy Tail, Ao no Exorcist, Shinsekai Yori), mangás, figures especiais e até uma raríssima versão para colecionadores.

O último jogo da trilogia foi considerado um dos melhores e mais belos jogos do gênero para o PSP, mas infelizmente, com o baixo número de vendas no ocidente do segundo jogo da série, a Sega não quis investir numa localização (vulgo, uma tradução dos textos e menus para o inglês) por medo da versão não vender o suficiente para cobrir os custos de um trabalho como este (ao contrário de meros fan-translators, tradutores profissionais ganham uma boa grana pra traduzir jogos e livros), além do PSP já estar mal das pernas na época, em 2011.

Enquanto muitos fãs ficaram zangados e viraram as costas pra Sega, outros mais corajosos se uniram e criaram um projeto de tradução deste jogo para o inglês, que foi recentemente concluído e muito aclamado por sites de jogos no mundo afora. O procedimento para aplicar a tradução na imagem do jogo é um tanto complicado, mas depois de feito, o jogo em si é simplesmente maravilhoso e viciante.


Para quem interessar, o link para a página do grupo de tradução, download do patch e instruções para a instalação, basta acessar este link. Vale lembrar que, como estamos mexendo na .iso do jogo, o procedimento apenas é válido para os portáteis que estão rodando firmware customizado (o famoso CFW) com suporte para execução de tais arquivos... ou partir pro emulador, se você está tão desesperado assim.

... o que me dá vontade de fazer uma análise desse jogo no futuro... hmm, quem sabe, né? ^^


Isso é tudo. Até mais, gente!
Out.

Um comentário:

  1. Que bom que estão traduzindo mais jogos de psp. Espero que continuem XD

    Eu nunca cheguei a jogar Valkyria Chronicles, e só conheço os personagens através do projectxzone, mas agora deu vontade =p

    ResponderExcluir