segunda-feira, 14 de julho de 2014

Nada pra jogar? Essas são as visual novels traduzidas para o PT-BR do Hue lançadas em 2014.

Essa mina me lembra essa bola de moe fofa dandere que me faz enfartar sempre que vejo, mas cuja rota na VN é uma droga.
Vocês já devem estar putos (com razão) porque fazem mais de 6 meses que a gente não lança patch de nenhuma tradução de visual novel (acho que é o nosso recorde... pena que não seja um recorde bom), que os demais grupos estão meio lentos, que a tradução de Fate/Stay Night continuou sendo uma lenda e ninguém sabe por onde raios a tradução de Clannad está. Mas, nem tudo são lágrimas à noite. Nesse meio ano que se passou desde o lançamento da nossa tradução de Saya no Uta, surgiram alguns grupos de tradução em português, inclusive uma que desenvolveu do zero a primeira visual novel completamente e exclusivamente em português.

Sim, não é sonho! Foram 5 jogos/traduções lançadas em 6 meses, quase um por mês (e que diga-se de passagem, foi mais que as traduções lançadas no mesmo período no ano passado), e mesmo sendo VNs curtas, vai dar uma boa dose de emoção pra quem está na abstinência de moe e ficar clicando no monitor pra passar os textos.

Vamos lá?

 - Niji no Kanata ni

Um desses grupos foi o Shide, responsável por 3 jogos desta lista. O primeiro é Niji no Kanata ni, uma visual novel de uma pequena empresa chamada #define, cuja única VN traduzida em outro idioma é essa aí. As VNs desta empresa são todas curtas, e esta no caso é aquela Kinetic Novel, que, igual Planetarian e Narcissu, não possui rotas e sua progressão é restritamente linear.

Sua história é de uma menina que está internada no hospital por causa de uma grave doença, onde o protagonista deve fazer uma decisão difícil entre tentar ajudar a menina a se recuperar, ou simplesmente olhar para a sua situação lastimável dela e seguir sua vida. Se você já jogou Kana Imouto, é no mesmo esquema, só não espere o mesmo grau de qualidade. No entanto, sim, é uma história interessante (e tem HCG *aquela carinha*) e vale a conferida. Vocês podem conferir a tradução deles neste link (agradecimentos ao nosso mais novo parceiro)

 -  Grinning Heart: The Meeting

A segunda tradução do grupo é uma visual novel independente cabulosa onde vampiros e fotógrafas se encontram estranhamente num plot simples. O visual é simples, mas se colocar em conta que o jogo não é de uma empresa propriamente japonesa como quase que a totalidade das visual novels famosas por aí, mas sim de um produtor indonesiano com pouco suporte, foi um bom esforço (quem acha que é fácil, vai tentar brincar no Ren'Py pra ver). Visual novel curta, mas talvez interesse as fãs de otome games. O link do patch você confere clicando aqui.

 -  Akai Majo

A terceira tradução da Shide (surpresa!) é uma VN curta, produzida originalmente pelo estúdio Platonic F.F, um grupo amador recente que não está trabalhando em mais nada atualmente, mas cujas obras possuem visuais e traços bem diversificados. Esta VN conta a história de uma garota expulsa de seu vilarejo sob acusação de ser uma bruxa, mas cujo desenrolar da história é imprevisível e coberto de mistérios se o que foi dito era verdade ou simples opressão. O link pra tradução você encontra aqui.

 -  Toire no Hanako

É... pelo nome você pode achar estranho, mas essa VN independente do estúdio Donmai (estranhamente lançado ambos em inglês quanto em português) narra a história de uma menina que vive assustada ao ouvir barulhos estranhos em sua casa de noite.... uuhhh, meeeeeedooo....

Não é um eroge já que não possui cenas de sexo, mas há algumas cenas com pouca roupa, se isso lhe interessar. O jogo é um tanto mais longo, mas possui apenas um final e possui reações mistas dos jogadores, um tanto puxado para uma obra boa com narrativa que vai evoluindo aos poucos. Os visuais parecem aqueles modelos 3D do Cinema 4D, mas são bem feitos ao invés de ser algo cartunesco como MMD. O link do jogo você encontra aqui.

 -  Inkey University

Talvez a VN mais badalada do momento, uma vez que sua produção começou desde meados de 2011/2012 no grandioso RPG Maker (sim!), e como disse anteriormente, é a primeira VN em português, feita por brasileiros, exclusivamente para brasileiros, com HCG, rotas e tudo (até mesmo uma opção de deixar o jogo em formato all-ages)!

Como é de se esperar pelo texto, o jogo retrata um estudante que acabou de entrar na faculdade, onde os alunos devem morar nesta durante 5 anos até se formarem, tendo que se virar com a vida sozinha, formar novas amizades, superar problemas, e claro, paquerar umas meninas e aproveitar o que esse período da vida tem a oferecer.

É um jogo de duração mediana, com aquele típico argumento de que "pra zerar tudo, vai demorar". Os visuais tão bem feitos, o texto tá bem redigido, e dá pra ver que a Uhtred, grupo de produziu o jogo, deu suor e lágrimas para passar um jogo de qualidade para os (ainda escassos, mas que continua a crescer) fãs de jogos do gênero no Brasil... (apesar de ter o Itsuki, de Shuffle!, como personagem do jogo... hu3). O jogo você pode conferir aqui.

É ISSO AE, QUERO VER MAIS JOGOS TRADUZIDOS!!!
Enfim, tá um cenário maneiro, e com um pouco de sorte, teremos cada vez mais VNs cada vez maiores traduzidas para o nosso idioma. Mas vamos dar um suporte pra esse pessoal, pois, trabalhando tão duro e ainda por cima sem ganhar dinheiro com isso, mesmo mandar um comentário ou um e-mail agradecendo o trabalho já enche o cara (ou o grupo) de alegria em saber que o pessoal tá dando valor pro trabalho feito.

E então, bora ajudar esse pessoal? Aproveita e dê uma força pra gente também, mesmo que seja em forma de dar uma curtida na nossa página no Facebook ou seguindo a gente no Youtube, daí quem sabe isso motive o pessoal (inclusive eu) pra dar um bom boost na tradução de Cross+Channel, né?

Até!
Out.

16 comentários:

  1. Link de "Grinning Heart: The Meeting" arrumado

    ResponderExcluir
  2. Inkey University é bem legal, mas sempre que jogo não consigo ficar com nenhuma guria. :'c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente ser gentil com elas, mas pra pegar quaquer garota de la e so vc escolher passar o dia com ela e entrar pro clube da mesma, ai vc acaba pegando qualquer uma la no jogo mesmo

      Excluir
    2. tente ser gentil com elas, mas pra pegar quaquer garota de la e so vc escolher passar o dia com ela e entrar pro clube da mesma, ai vc acaba pegando qualquer uma la no jogo mesmo

      Excluir
    3. È Só você se focar em um garota só se tentar pegar todas você vai pra VALA

      Excluir
  3. Cara , parabéns pelo trabalho de vocês.
    Muito legal esse tipo de comprometimento com um estilo de jogo de satisfação ainda minoria aqui no Brasil.
    Pessoal.parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber se tem VNs gratuito para baixar?
    e em qual site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei esse site, mas é só o Inkey University...

      http://centrorpg.com/index.php?action=downloads;sa=view;down=69

      sei não cara, mas tenta ^^

      Excluir
  5. não sei como fazer pra abrir o jogo...
    Me ajuda please...

    ResponderExcluir
  6. Amo vocês, na moral asausuaahsuah <3

    ResponderExcluir
  7. Queria muito a Tradução de Fate/Stay Night. Tem algum dos grupos trabalhando nisso?

    ResponderExcluir
  8. Tem como jogar no ppsspp de Android?

    ResponderExcluir