segunda-feira, 1 de outubro de 2012

VNDS - Jogar Visual Novels traduzidas no Android? Claro, por que não?


Nem sempre dá pra ter o pc na palma da mão a todo tempo. Por mais que um notebook já esteja tendendo pros Ultrabooks, o design super-fino patenteado da Intel, não há quem aguente esperar o computador inicializar para poder fazer alguma coisinha. Imagina que você vai viajar de avião e só está passando filme podre na TV... "Já sei, vou terminar a rota da menina lá da minha visual novel aqui mesmo!.... mas nossa, a bateria do meu laptop acabou, e só sobrou o meu celular/tablet... e agora?"

Se você não quer jogar, ou já zerou, as VNs da Google Play, uma boa alternativa é o VNDS Interpreter, um aplicativo bem bacana e que um dos nossos leitores, o Daniel Ferreira, falou com a gente sobre. O aplicativo basicamente é uma plataforma que permite a execução de certas visual novels na linguagem que celulares e tablet com Android suportam. Isso inclui várias outras mudanças nos formatos de áudio e da resolução das CGs das VNs, mas mesmo assim o jogo rodará impecavelmente no seu celular ou tablet.

Imagem da prova que o Daniel Ferreira, mostrando que o app roda de verdade. O jogo acima é Wanko to Kurasou.
Como disse anteriormente, apenas algumas visual novels são suportadas pelo app, tais como Kira Kira, Fate/Stay Night, Never 7 e Cross Channel, mas o blog da Weeaboo, que criaram o aplicativo, e alguns parceiros como a VNDS Wiki, estão constantemente atualizando a engine do seu programa e a compatibilidade com outros jogos.

Para converter a visual novel para o formato do seu dispositivo Android, basta tê-lo instalado no computador, baixar um programa conversor específico encontrado, ou no blog deles ou de algum parceiro, rodar o programa conversor e mandar a pasta que ele criará para o HD (ou cartão de mamória) do seu celular ou tablet. Após isso, basta ter o VNDS instalado, executá-lo, selecionar o jogo, e boa jogatina! Há ainda outros meios para, apenas com os arquivos fontes (scripts, imagens e músicas), criar o seu port, mas para isso e tantas outras explicações mais detalhadas, cliquem na imagem abaixo para saber mais:


O VNDS Interpreter é distribuído em duas formas: a versão Lite, que é gratuita e funciona basicamente a mesma coisa, e a versão normal do aplicativo, que por míseros 4 reais você poderá jogar as suas VNs à vontade, com direito a salvar e carregar os saves deles para mais tarde.

Eu se pudesse, jogaria alguma VN nesse app pra testar, mas como não tenho celular com android, muito menos tablet, vou ficar devendo essa pra vocês por enquanto. O blog da Weeaboo está aqui embaixo:



Bem, o post de hoje é só isso mesmo. Caso queiram compartilhar alguma coisa comigo para eu postar aqui no blog as minhas opiniões e tudo, mande-me alguma coisa por comentário, ou por e-mail, ou como mensagem lá na nossa página do Facebook. Farei o post com carinho, e estarei creditando-o também, claro ^^

Até a próxima!
Out.

11 comentários:

  1. Olha não sei se vocês verão essa mensagem, mas tem um site com o mesmo post algum de vocês deu ctrlc+ ctrlv, ou talvez seja o mesmo autor.
    O site é esse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.dihitt.com/barra/vnds--jogar-visual-novels-traduzidas-no-android

      Excluir
    2. Boa tarde.

      Os redatores da Zero Force Central trabalham exclusivamente aqui (isso porque quem escreveu o post fui eu, Out, e não trabalho em outros blogs que não sejam da Zero Force). Obrigado pelo aviso, estarei contactando o dono do blog em breve.

      Excluir
  2. Onde eu baixo esse jogo para android (Wanko to Kuraso)???

    ResponderExcluir
  3. Oi vcs poderiam se conseguir
    em fazer um video de como fazer eu n consegui acompanhar pela leitura e amo visual novel pleas

    ResponderExcluir
  4. cara você poderia dizer as especificações que meu celular precisa ter pra rodar esses jogos? estou pensando em comprar um android e preciso saber se vou conseguir rodas os jogos nele. abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei com muita vontade de jogar e não entendi muito bem a explicação. Você poderia fazer um vídeo de como fez isso? Agradecida *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei com muita vontade de jogar e não entendi muito bem a explicação. Você poderia fazer um vídeo de como fez isso? Agradecida *-*

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei com muita vontade de jogar e não entendi muito bem a explicação. Você poderia fazer um vídeo de como fez isso? Agradecida *-*

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. onde acho o converter para wanko to kurasou?

    ResponderExcluir