sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Doujin - Entenda um pouco


Mais um tema polêmico hoje!
(tá, nem tanto, mas acho que já passou pela cabeça de um otaku ou outro)

Fãs de séries existem de todo o jeito. Tem aqueles que simplesmente vira fã do jogo, mas só porque gostou daquele jogo em específico e depois parte pra outros jogos, tem aquele tipo que vira fã instantâneo e compra tudo que a franquia tem para oferecer, e ainda tem os mais habilidosos que, de tão fã que ele vira da franquia, ele aproveita de seus dotes artísticos e faz obras independentes da série ou do jogo.

O termo japonês usado para isso se chama Doujin, que é justamente uma obra independente, sendo baseada em alguma série já existente ou não. Apesar de ter, realmente, vários autores doujin de obras próprias, uma grandissísima porrada deles fazer doujins de séries já existentes.

Notáveis exemplos de grupos que começaram no ramo doujin e depois evoluiram bastante foi o do escritor Kinoko Nasu e da desenhista Takahashi Takeuchi, sim, aqueles mesmos que escreveram Tsukihime e Fate/Stay Night, com sucesso tão grandes que ficaram conhecidos pelo mundo inteiro e que ganharam um dinheiro considerável apenas com esses dois títulos. Outros exemplos notáveis são a da CLAMP, autora de Sakura Card Captors, Chobits e Kobato, a Shimoyakedou, que fizeram doujinshis (mesma coisa que doujin, mas publicados em forma de mangá ou novel) "para maiores" de séries famosas, como as da Type-Moon mesmo, e a 07th Expansion, liderada pelo Ryukishi07, responsável pelas franquias Higurashi no Naku Koro Ni, Umineko no Naku Koro Ni, Higanbana no Saku Yoru Ni, e mais recentemente, Rose Guns Days.

Regra nº1 para doujinshis: sempre existirá um yaoi/yuri/pornô da série que você gosta.
"E cadê a polêmica disso?"
Crítica nos ramos de doujins são grandes, tanto pelos fãs das séries originais quanto para quem simplesmente gosta de se aventurar neste mundo obscuro. No Japão pelo menos, muitos desses doujins inclusive são publicados por certas editoras especializadas neste tipo de obra, e pra quem teve a curiosidade, existem muitas delas, além da presença delas em eventos especializados e afins (que, diga-se de passagem, também existem vários no Japão, desde os locais até os mundialmente conhecidos). Apesar de, tecnicamente, os doujins baseados em séries existentes e feitos sem a autorização dos criadores ou das produtoras originais são considerados ilegais, elas meio que fazem de conta que não estão vendo, pois a publicação de uma série doujin baseado em outra já existente ajuda a aumentar o número de fãs e do alcance da série naquela região, o que é benéfico para eles mesmos.

Entretanto, já nos outros países, séries doujins (pelo menos em meios físicos) são raras, sendo exibidas apenas em eventos especiais ou digitalmente na internet, e isso se deve a dois motivos: animes em qualquer outro lugar não-asiático dificilmente é reconhecido em grande escala, e em muitos países esse tipo de ação gera penalidades bem mais severas do que muitos pensam dependendo do país, algo que dificilmente vai passar debaixo dos narizes das empresas mais sérias do ramo.

No mundo do doujins, tudo pode acontecer. Apesar de existirem sim doujins muito bacanas e bem feitos, pelo outro lado a chance de você achar um doujin primitivo e claramente sem nexo se comparar com o universo da série original é grande, o que pode frustrar muitos fãs da série (assim como já me frustrou muito também). Pelo outro lado, é uma chance para você tem de experimentar algo novo, algo que os criadores originais não narrariam nos mesmos moldes ou usando as mesmas cenas e expressões, além de você criar um gosto cada vez maior com os personagens da série que você já gosta. Fazer um doujin é mesmo difícil, por isso muitos acabam deixando de fazer uma coisa boa justamente por falta de incentivo além da sua força de vontade, mas seria bem legal se esse ramo crescesse por aqui e pelo resto do mundo, já que também renderia dinheiro pras empresas e ajudaria ela a ter idéias para as próximas séries.

Ah sim, e não vamos nos esquecer que esse lance todo de doujin é bem diferente das chamadas fanfics, uma vez que essas fanfics todo mundo pode fazer, já que só trata de um livro escrito, sem imagens ou coisas do gênero. Fanfics não têm esse rolo todo de se envolver com copyrights e afins, uma vez que há blogs por aí que escrevem livremente as suas histórias do universo de muitas séries sem "pegar mal" com os criadores. Além disso, um site bem famoso nesse ramo é a Fanfiction, onde se pode encontrar milhares e milhares de fanfics de todas as séries que você possa imaginar, seja baseada em um jogo, um anime, um mangá, ou até mesmo um dorama. Quem estiver afim de se aventurar neste mundo, tome coragem e acesse o site no link aqui embaixo. Claro, pode ser que você encontre uma pérola da escrita, mas cuidado, pois o contrário também pode acontecer caso pegue uma obra novata.

http://www.fanfiction.net/


Bem, meu post termina aqui. Caso queira, deixe o seu comentário a respeito aqui embaixo. Tenho que voltar a trabalhar agora, e ainda hoje (ou amanhã, no máximo), estarei com uma excelente novidade para todos vocês. Fiquem ligados!

Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário