quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Imouto - Amar, apelar, ou deixar?


Hoje o assunto é polêmico! Se eu fizer muita piada aqui, pessoas vão me caçar até o submundo, então vou dar um tom diferente neste post.

Se você está há algum tempo vendo animes e mangás (ou simplesmente viu algumas matérias minhas sobre animes, visual novels e termos), você já deve ter notado que japoneses têm fetiches por praticamente tudo o que você possa imaginar, do moe até o hentai, desde empregadas até demônios, desde cabelos com cores...ahn...estranhas (azul não é uma cor normal para cabelo!) até fetiches em tentáculos.

Um estranho fetiche é exatamente o relacionamento entre irmã e irmão, de preferência se a irmã for mais nova, ou como os japoneses chamam, imouto. Não raro você vê um anime onde o personagem principal tem uma irmã mais nova e acaba achando ela ridiculamente bonita, ou até mesmo se apaixona por ela, ou o contrário até e ele tem que decidir entre duas opções muito difíceis: corresponder os sentimentos da irmã para a fazer feliz, ou fazê-la entender que as coisas não funcionam assim... ou pelo menos não é tão normal assim.


Boku wa Imouto ni Koi wo Suru, Aneimo, Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai, Kono Naka ni Hitori Imouto ga Iru e tantos outros animes com "imouto" no título ilustram bem a situação, ainda mais com o sucesso que Oreimo conquistou no decorrer dos anos, inclusive por aqui no ocidente. Entretanto, o fato que existem bastantes personagens imouto em animes é assustador, mesmo considerando apenas do personagem principal ou sem tanta apelação para esse lado, como em Suzumiya Haruhi, School Days, Oretachi ni Tsubasa wa Nai, Boku wa Tomodachi ga Sukunai... claro, sem contar os animes "irmã, eu escolho você!", tipo Da Capo, e os animes onde a coisa vai ainda mais à fundo, como KissxSis e o famoso (e muito polêmico!) Yosuga no Sora.

Estranhamente, fiz uma pesquisa e descobri algo interessante: no Budismo, religião da grande maioria dos japoneses, os ensinamentos de Buda nunca citaram explicitamente que o relacionamento entre irmão e irmã consanguíneos é proibido, citando apenas que deve-se ter a conduta sexual correta (traduz-se não fazer as coisas à força ou sem o consenso de ambos os parceiros). Já nas outras religiões, em sua grande maioria (incluindo o catolicismo, religião principal brasileira), repudiam fortemente o casamento entre membros de mesma família, com algumas raríssimas exceções apenas. Claro, isso tudo inclui outras relações mais inusitadas, como o de pai e filha e envolvendo primos e primas., mas isso daí já é muita coisa pra eu opinar neste post.


É meio que um dilema mesmo esse assunto. Mesmo com trocentos cientistas apresentando diversas teses mostrando que filhos gerados entre irmão e irmã tem grandes chances de apresentar problemas genéticos e tantos outros complexos e efeitos durante a puberdade e a vida adulta, algumas pessoas defendem com toda aquela teoria que "a gente não escolhe quem a gente ama" e coisas do tipo, que são argumentos válidos se o relacionamento entre eles for algo em que ambos concordam, fato inclusive mostrado em animes.

Não cabe a este blog dizer o que é certo e o que é errado nesse assunto, mas sim levantar argumentos para que os leitores concluam as coisas por si mesmos. Muita gente atualmente têm mente cerrada, apenas com a visão "clássica" do mundo e contra-argumentando tudo que se opõe a este modelo, que já abre mais um leque gigante de assuntos polêmicos e comparações. Quem sabe, pela religião dos japoneses ser um tanto mais aberta e subjetiva, podemos ver os contrastes de suas obras, tanto em livros e animações quanto mesmo em jogos e filmes produzidos por eles e os mesmos tipos de obras européias e americanas, e até mesmo do Brasil, que tem uma mistura bem interessante de culturas e pontos de vista.

Se é porque os japoneses gostam de experimentar de todos os gostos, ou por mera curiosidade, ou ainda porque a taxa de natalidade do Japão é baixa e eles tiveram vontade de ter uma ou duas irmãs quando eram menores, as teorias são várias, mas independente do ponto de vista (religioso ou pessoal), é interessante ver o porquê dessas pessoas terem tais fantasias.


Bom gente, o post de hoje é pra pensar mesmo. Se quiser, dê a sua opinião aqui. Eu só não citei visual novels aqui porque senão iria perder o foco da matéria xP.
Sei que estão cansados de verem notícias neste blog, então que isso sirva como um tópico pra pensar e refletir. Nos próximos dias, postarei coisas mais leves pois estarei fazendo a prova da minha vida nessa semana, mas depois disso, estarei trabalhando numa coisa bem legal pra mostrar pra vocês ^^

Até lá!
Out.

Um comentário:

  1. Pra mim imoutos era apenas mais um fetiche dos japa, mas já que vc mencionou algo relacionado ao budismo, fiquei realmente pensativo. Não que (talvez) isso justifique essa mania deles, mas pelo menos já é algo para se ter como base desse comportamento.
    O que é certo e o que é errado cada um decide por si, mas como vc disse, muitas pessoas tem mente fechada e quando se deparam nesses assuntos pode achar algo realmente absurdo. Todos animes abordando relações de irmão com irmã que eu assisti, eu gostei muito. (Aki sora, Yosuga no sora, Kissxsis, Oreimo, da capo (novel) ). Talvez eu tenha eu certo fetiche e não estava sabendo rs rs.

    Espero que quem for comentar aqui não critique muito, até por que otakus tem N gostos diferentes. Então enquanto eu gosto de irmãzinhas, alguem pode achar desprezivel e tal.

    Se puderem dar umas dicas ai de novels de imouto eu ficaria feliz \o/

    ResponderExcluir