segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tales of Xilia 2 vs Tokitowa - Qual você acha o melhor?

Hoje teremos um post especial: uma batalha de titãs de futuros títulos de jogos de RPG. De um lado, uma das inúmeras continuações da franquia Tales Of, com um sistema de combate viciante como sempre e animações ainda melhores, ou Tokitowa, um RPG que promete revolucionar o jeito em que JRPGs são feitos.

Que começe a batalha!


A franquia Tales Of pertence atualmente à Bandai Namco Games (praticamente qualquer jogo baseado em anime desde 2006, mas só citando alguns, Idolm@ster, Suzumiya Haruhi no Yakusoku, Soul Eater: Battle Resonance (uma merda de jogo, mas é deles...) e .Hack//Link) e é bem conhecida pelos seus trocentos universos paralelos e pelas localizações para os EUA que ajudou um bocadinho para o seu reconhecimento atual. Muita gente fala que "tem pouco de RPG", mas não, é RPG em tempo real, muito bem feito, e dificilmente se torna enjoativo por causa do número de habilidades e personagens jogáveis no jogo.

Tales of Xilia 2 é a continuação do primeiro jogo (ah vá, jura?), que conta a história de um personagem novo que deve, de algum jeito, pagar um débito gigante completando quests e missões. Quanto menor vai ficando a sua dívida, você libera novas missões, equipamento melhor e abre novas áreas do jogo. Apesar da história ser um tanto boba, ela promete que haverá influência dos personagens do jogo anterior na história deste jogo.

Além disso tudo, o personagem principal possui novas armas que ele pode equipar e que podem ser trocadas rapidamente com o pressionar de dois botões, e um sistema estilo "jogo da bioware", onde você pode escolher como proceder uma determinada cena (apesar de ter que ser rápido no gatilho, pois o tempo de seleção não é infinito).


... e por que o jogo deve ser tão bom assim? Além de seguir a fórmula base do jogo anterior? Simples: as animações agora serão feitas pela ufotable, a mesma responsável pela animação de Fate/Zero, um dos melhores (*cofcofomelhorcofcof*) visuais de anime que eu já vi, além de também terem feito contrato para as animações de Fate/Stay Night Réalta Nua para PSVita... uau...

O jogo tem data de lançamento para o dia 1º de Novembro, exclusivamente para PS3 igual o jogo anterior. Também vale a pena lembrar que o primeiro jogo será traduzido para o inglês oficialmente no ano que vem. Para quem não quer esperar até lá para jogar, não tema: Tales of Xilia 2 contará a história do jogo anterior para o jogador (apesar de que você terá que saber japonês de qualquer jeito). O jogo estará disponível para jogar na Game Expo 2012, e a previsão de preço é de 8.380 ienes (ou pouco mais de 215 reais).



A Image epoch (Black Rock Shooter: The Game, Fate/Extra), por outro lado, quer partir para o lado da inovação. Seu jogo promissor, Tokitowa, conta a história de Toki, que estava prestes a se casar com o amor de sua vida, quando alguém decide imterromper o casamento simplesmente matando o recém-marido. Com o seu sonho arruinado, ela consegue, misteriosamente, um poder para manipular o tempo, e consegue voltar ao passado para tentar evitar que o desastre se repita, envolvendo-se assim numa trama maior ainda.

O ponto principal do jogo é, como você já deve ter percebido, a sua animação e o jeito que o jogo prossegue. Os visuais, todos desenhados à mão e animados pela Satelight (AKB0048, Macross Frontier, Aquarion Evol, Muv-Luv Alternative: Total Eclipse) prosperam desde as animações cinemáticas até o próprio gameplay, dando um ar de anime ao jogo nunca antes visto.

De fato, como podemos ver na parte do gameplay, a animação ainda não é tão flexível como deveria ser e a câmera "trava" nas batalhas, o que com certeza vai se tornar crítica para muitos jogadores. Mas, ao contrário de certos sites de críticas (né, Kotaku?), eu dou meu voto de confiança no jogo. Quero dizer, ninguém nunca fez um jogo desse naipe antes, no máximo era estilo Dragon's Lair em arcade, ou filmes interativos (que eu particularmente não considero como um jogo........erm.... acho que eu não devia ter dito isso), enquanto nesse jogo, pelo menos dá pra você realmente controlar o que vai acontecer, como a personagem vai proceder, e por aí vai. Fora o fato do jogo ser inteiramente dublado, animado em HD e com uma engine interessante.


O jogo tem lançamento para o dia 11 de Outubro, e pelo que rolam os boatos, há planos para a localização do jogo para os EUA, o que....bem, não sei se é boa notícia por causa do jogo vir pra cá mais barato e acessível ou ruim por causa da "dublagem" que o jogo terá (dublagem entre aspas porque tem jogos que nem merecem ser denominados "dublados" nesse aspecto, de tão ruim que é a qualidade). O jogo será exclusivo para PS3 também.

Bom, uma coisa é certa: mesmo a Bandai Namco não produzindo o jogo, ela vai distribuir Tokitowa, então ela vai ganhar dinheiro do mesmo jeito, mesmo vendendo um jogo da concorrente. Só nos resta saber qual será o melhor jogo sob os olhos dos gamers. Se quiser deixar a sua opinião aqui, sinta-se à vontade ^^

Eu fico por aqui por hoje pessoal. Amanhã irei atualizar o blog de uma maneira inusitada. Vamos ver quem que descobre o porquê até lá.

Até mais pessoal!
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário