sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Narcissu 1st & 2nd está no Greenlight da Steam. Bora ajudar?


Visual novels são jogos que ainda não são tão reconhecidos no ocidente, quanto mais por parte dos jogadores que se acham hardcores, mas na verdade mesmo só jogam FPSs e MOBAs da moda. Eu sempre bato na tecla que, apesar da expansão dos grupos de tradução de jogos desse gênero, ainda deixa uma grande gama de jogadores no escuro sobre esse tema. E que tal se a gente pudesse ajudar a esse papel mudar? Se você tiver uma conta na Steam e já tiver comprado algum jogo/DLC/gastou dinheiro naquela joça, você pode ajudar nisso.

Pra quem não conhece, o Steam Greenlight é um programa da loja virtual da Valve (que, caso você não saiba... eu não sei onde você esteve enfiado até hoje... mas são os criadores de Half-Life, Team Fortress e Portal) que "dá uma chance" para empresas e desenvolvedores pequenos tentarem colocar os seus jogos na loja virtual com a condição de receber bastantes votos dos usuários da Steam, que basicamente representam o potencial de compra do jogo para os usuários. Não é por menos que não basta ser usuário do sistema, mas sim alguém que gasta periodicamente as suas economias por lá pra poder votar no Greenlight. Recebeu bastante voto? A Valve vai te contactar oficialmente para colocar seu jogo no seu site. Não conseguiu os votos? Ela entende que "seu jogo não a merece" e o jogo continua no limbo.


O jogo nada mais é que um compilação do primeiro jogo da série (cujo qual tem uma tradução nossa para o português disponível aqui, de graça) com o segundo jogo, que na verdade é uma prequela do jogo original e conta sobre o passado da Setsumi antes de conhecer o protagonista da primeira visual novel.  O jogo promete vir tanto na versão original em japonês, mas com opção de colocar as legendas em inglês (revisadas), além de melhor suporte para jogar esse jogo em Linux e Mac (são mais difíceis rodar VNs comerciais neles, diga-se de passagem).

Você deve estar se perguntando "Mas Out, os dois jogos estão disponíveis de graça no site da stage-nana. Apenas o terceiro jogo e a compilação "trilogia" que são lançamentos comerciais atualmente." De fato, tem a possibilidade do jogo sair de graça na Steam, mas nada é certo por enquanto, uma vez que manter um site desse porte não é nada barato, tanto por conta dos servidores deles e seu crescente acervo, quanto por parte do seu desenvolvimento (forte) em áreas novas recentemente, como do Steam OS e do Steam Machines. Não digo que seja impossível que o jogo saia de graça, mas contando tudo, eu acho improvável. Vai lá, que custe 3-4 dólares, é um preço que já é bem convidativo, incentiva mais pessoal a gostar do gênero com cada vez mais jogadores (assim como aconteceu com Higurashi e Dysfunctional Systems, que deram certo), prova que jogos desse tipo pode gerar um bom lucro por aqui, e dá bandeira verde para que mais visual novels sejam lançadas no programa para aumentar o acervo dos colecionadores digitais de plantão.

Quer colaborar? Clique aqui e muito obrigado!

E isso é tudo. Até mais!
Out.

2 comentários:

  1. boraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa amo este site. Visuais Novels ♥

    ResponderExcluir
  2. Bem que poderiam traduzir para a versão steam :c
    Queria muito também a da Side 2nd t-t

    ResponderExcluir