quinta-feira, 2 de maio de 2013

TRETA! Lolis podem ser extintas! (... não, não estou zoando)

Você consegue imaginar um mundo... sem lolis?
Pois é, apesar de não ser uma censura no estilo SOPA/ACTA/CISPA, ainda é um tipo de censura de dar medo para os amantes de animês e visual novels em geral. Basicamente, surgiu recentemente alguns projetos de lei no Japão para proteção de pornografia infantil, algo que não é tão desconhecido por lá. Até aí, beleza, mas analisando mais de perto alguns desses parágrafos, nota-se que os documentos também podem (e vão, de maneira gradativa) censurar materiais que mostrem crianças ou qualquer outra pessoa em feições e/ou roupas características de crianças.

Basicamente, empresas como MangaGamer e Jast USA se livram disso falando lá no começo do jogo e nas letras muídas da contra-capa do jogo que todas as personagens retratadas no mesmo são maiores de 18 (ou 21) anos independente de sua aparência... é, isso não vai mais dar certo... pô, quem que vai ser maior de 18~21 anos e ainda estar no primeiro ou segundo ano do ensino médio?... pera, eu deveria apagar isso.

Infelizmente, as coisas só vão daí pra pior se essas leis forem tomadas a sério e forem aprovadas. Basicamente, qualquer cenário de "escolinha" ou com personagens que usam acessórios bonitinhos e infantis poderão ser pegos nessa censura, e isso não é nenhum exagero. Não digo que não dê para se fazer uma boa visual novel tirando esses elementos (como em Hanachirasu, Rose Guns Days e Ever 17), mas se for considerar todas as visual novels que tenham escolas e que o protagonista ou alguma heroína está no ginasial ou no ensino médio, pode colocar aí que uns 90% das visual novels iriam pro brejo... e se for tirar as que têm personagens com aparência infantil, esse número aumenta mais ainda.

É, personagens como a Azif de agora em diante poderão estar em sérios perigos
Claro, isso não impediria do jogo ser produzido e comercializado hoje, ou no mínimo aos jogos que já foram anunciados, mas é uma medida para reduzir a zero os jogos e demais meios de reprodução como animês e mangás com esses elementos em um espaço de poucos anos. Isso, no mínimo, chega a ser frustrante, ainda mais pra quem gosta de personagens do gênero, pelo fato de não podermos controlar nada das leis que transitam por lá (hell, nem aqui no Brasil, praticamente --'), mas algo que eles deveriam se atentar seria o "backfire" de uma lei dessas.

Assim como falei no meu post sobre o declínio da indústria de eroges, ela já não se encontra em bons lençóis atualmente, e meio que já foi comprovado que os jogos que mais dão sucesso atualmente tem toneladas de cenas de sexo e heroínas peitudas (tirando os jogos da Key e Type-Moon, claro, por serem empresas que podem se sustentar com a sua fanbase, mas que ainda assim estão em declínio). Eliminar ou censurar personagens desse tipo deixaria um rombo ainda maior para os cofres das empresas que ainda estão se esforçando para criar um jogo decente e que simplesmente entretenha o jogador em seja lá qual aspecto preferir. Ainda vale lembrar que visual novels não são tão conhecidas atualmente pelo ocidente, então, se as empresas pensam que isso possibilitará que ela aumente suas vendas ao expandir seu mercado para o nosso lado, é melhor refazerem as contas e as expectativas... ou isso, ou fazer uma campanha icônica, investindo muito dinheiro e que dê muito certo... algo quase impossível no cenário atual, diga-se de passagem.

Bom, ainda tem muitas visual novels que eu ainda quero (e vou) jogar com lolis à beça, então não estou me preocupando muito com isso... o que é foda é se a qualidade das futuras visual novels cairem com isso, porque se isso acontecer, fãs de visual novels serão mais vistos como hipsters do que como otakus hardcores. Só podemos torcer para que as coisas não piorem mais do que já estão.

Se quiser deixar a sua opinião sobre o assunto, fique à vontade! ^^

Eu vou indo. Tchau!
Out.

3 comentários:

  1. É se isso acontecer não só visuais novels mangás e animes tambem podem estar comprometidos, creio que isso nao ira acontecer pela grande quantidade de pessoas que gostam desse tipo de coisa ,mas se acontecer estamos ferrados -.-

    ResponderExcluir
  2. "O Japão não deve se basear em países ocidentais" já dizia Tokugawa, que proibia o contato entre o Japão e outros países (e depois passou a aceitar somente contato com a Alemanha). Temos todas essas baboseiras proibitivas aqui e no resto do mundo porque precisamos (a população em geral) de controle. Ironicamente os "lolimonsters", mesmo aqui ou no resto do mundo, são inofensivos, o que tornaria a medida, mesmo se pensando no contexto mundial, inútil. Como no Japão mal existe crime, o ideal seria a sociedade ser o mais livre possível.

    ResponderExcluir
  3. é .. a vida não ta facil pra ninguém

    ResponderExcluir