sábado, 15 de junho de 2013

Análise de Anime [8] - Nanatsuiro Drops


Você pode nao conhecer, mas tem uma empresa de visual novel que, apesar de lançar títulos bem esporadicamente, tem uma qualidade sem precedentes. Essa empresa se chama Unison Shift, a empresa que fez uma das visual novels mais marcantes (e underrateds, por ainda não ter nem uma tradução para o inglês...) da história do gênero: Flyable Heart. Mas toda essa história teve um começo, e Nanatsuiro Drops foi a primeira visual novel da empresa.

Bem, não estamos tratando do jogo, certo? Pois bem, o anime do jogo, feito pelo estúdio Diomedea (Campione!, Kodomo no Jikan, Mondaiji-tachi) conta a mesma história da visual novel para PS2 e o mesmo estilo de mahou shoujo, apesar de, por razões óbvias, retirar o conteúdo erótico da versão PC do jogo na adaptação. Ele é um anime que começa meio sem sal e sem muita expectativa, mas ele rapidamente vai evoluindo nos episódios seguintes, o que vai tornando cada episódio melhor que o anterior.

... ei, por que eu estou estragando a análise? Vamos começar!

História
E tudo começou num dia como qualquer outro, exceto por uma coisa...

<--- música para ouvir enquanto lê a análise ^^

Tsuwabuki Masaharu é um estudante colegial tímido e sem muitos amigos na escola. Sua vida mal passa de uma simples rotina que consiste em ir para a escola e voltar para casa todos os dias. Na maioria das vezes, ele fica sozinho, refletindo sobre a vida e em como ele poderia mudar tudo isso, mas fica confuso em onde e como começar tudo isso, já que as aulas já começaram há um tempinho.

Tudo isso começa a mudar as poucos quando ele literalmente se esbarra em Akihime Sumomo, uma garota tímida da mesma sala que o protagonista e que participa do clube de jardinagem na escola junto com sua melhor amiga, Nadeshiko Yaeno. Ele passa a participar pouco a pouco das atividades do clube de jardinagem (até um pouco contra a sua vontade, no começo), até que ele por engano bebe uma poção misteriosa que o faz se transformar em uma ovelha de pelúcia pequena, apesar de poder falar e movimentar. O professor responsável pela clube de jardinagem explica para Tsuwabuki que ele ficará alternando entre sua forma humana e esta de acordo com os períodos do dia e das fases da lua, e se até o final do ano ele não conseguir coletar 7 "gotas das estrelas", ele ficará nessa forma de pelúcia para sempre.

Com um empurrãozinho, o protagonista pede ajuda à Sumomo, que concorda em ajudar, e para isso, acaba se tornando uma mahou shoujo, chamado aqui de Stellar Spinear, e aprende várias magias no decorrer do anime para ajudá-la a coletar todas as gotas das estrelas e ajudar o protagonista... tudo isso com algumas mentiras iniciais para fazer a história parecer convincente à Sumomo.

O anime é curto, tem apenas 12 episódios, mas ele não acaba apenas quando se coleta todas as gotas ou quando tudo parece bonitinho. A história acaba evoluindo para uma história de amor entre o protagonista e Sumomo, fazendo as coisas se complicarem mais no seu final e fazendo você arrepiar bastante. Dá a impressão que os episódios demoram para passar, mas quando vai chegando no final, sua atenção fica cada vez mais focada na história de amor entre os dois e nos problemas que vão acontecendo nisso, algo que se desenvolve belissimamente.

Animação e Trilha Sonora
Oujou-sama contra heroína principal... hmm... quem será que ganha?
A animação poderia ser melhor. Não digo que seja aquela animação nojenta sem sincronia de movimentos ou expressões cabulosas dos personagens, mas é uma animação simples. Os efeitos em 3D são raros, efeitos de luz e brilho as vezes são tão exagerados que mal dá para ver as feições dos personagens e não tem tanta fluência nos movimentos como nos animes de estúdios maiores... fazer o quê, né, nem sempre dá para agradar todos os aspectos.

A trilha sonora, por outro lado, é bem marcante. Temos as clássicas músicas de momentos alegres, bagunça e mistério, mas as que mais marcam mesmo são as músicas nos momentos de indecisão dos personagens e as músicas tristes, que usam e abusam de instrumentos de cordas e toques melosos de piano, algo que realmente é um dos meus pontos fracos quando estou assistindo animes desse gênero. As músicas são bem compostas, e mesmo não sendo algo complexo como algumas peças de Tchaikovsky, em combinação com as cenas do anime, mexem com o emocional de maneira até surpreendente.

Opinião, Pontos Fortes e Fracos
Talvez a primeira vez que você verá alguém usando uma colher gigante como "arma" xD
A primeira vista, eu não tinha tanta motivação para assistir o anime. Tinha uma época que eu gostava bastante de animes de romance, desde os mais "clássicos" como Clannad e School Days até os mais desconhecidos como True Tears e Shuffle! (pois é, inicialmente gostei do anime de Shuffle!, acredite se quiser). Atualmente, por diversos fatores, o tema não me é muito atraente e confesso mesmo que apenas as visual novels ainda me interessam nesse aspecto. A meu ver, os primeiros episódios começavam clichês e meio lento, parte pelo desenrolar da história mesmo, e parte pelo próprios personagens que mal se relacionavam direito.

Entretanto, de algum jeito, tudo isso mudava mais ou menos na segunda metade de todo episódio. Akihime, por ter tanta responsabilidade em suas costas para restaurar o boneco, que ela apelidara Yuki-chan, sempre chorava por nunca ter conseguido nada, por ser muito fraca, por sempre depender da ajuda dos outros e por ela não conseguir mudar. Tsuwabuki, por sua vez, via tudo isso e mesmo assim torcia por ela, ajudando sempre que possível e fazendo o possível para se aproximar cada vez mais dela e afirmá-la que ela não precisa sofrer sozinha, que ela pode ser forte para os diversos obstáculos da vida, que ela não precisa ter vergonha de chorar, mas sim saber se recuperar para conseguir o que desejar.

São coisas que chegam a ser simples, mas que, do jeito que são apresentados, mexem com o emocional da pessoa, e por mais absurdo que seja da minha parte dizer isso, mas chega a ser como os momentos marcantes de Clannad e AnoHana. Não precisa ter toda aquela espalhafação complexa para todo mundo finjir que entendeu e falar "nossa, que coisa foda!". São coisas básicas, com soluções até fáceis, mas que o anime consegue passar para quem está assistindo de uma maneira fabulosa.

Dos raros momentos de inveja dos personagens até os momentos de amor platônico entre eles, chega a arrepiar a entonação dada nessas cenas, especialmente nos dilemas puros e inocentes de Sumomo algumas vezes. Parece que cada vez que um personagem chora, você se simpatiza com ele, você torce para que as coisas dêem certo com eles, você tem vontade de gritar quando as coisas parecem não ir do jeito planejado. O anime tem uma dublagem espetacular para colaborar com tudo isso e fazer um anime com roteiro aparentemente raso e que apenas é uma das várias rotas do jogo principal ainda se tornar viciante para o público que gosta do gênero, e mesmo para os que não gostam, passar a gostar.

Conclusão e Nota Final
Momentos tensos, calmos, tristes, desesperadores... tem de tudo!
É estranho dar uma nota para o anime. Dá vontade de dar uma nota alta pelo fator emocional que ele proporciona, mas ao mesmo tempo não dá para desviar os olhos dos problemas dele, como a demora nas primeiras partes dos episódios para fazer eles ficarem interessantes e algumas falhas estéticas e nas animações de vez em quando.

Não tem como esconder que é um anime café com leite, ao contrário de certos Mahou Shoujos por aí que envolvem dimensões paralelas e derrotar mechas gigantes. As lutas não são algo que surpreende, as personagens têm todas toques bem infantis (exceto em alguns da VN né, heheh) e o protagonista demora um tanto para deixar de ser bundão, mas depois que tudo isso é resolvido, mais ou menos após o 3º ou 4º episódio, daí o anime prende mesmo, daí o anime vai tocar o seu coração cada vez mais fundo, fazer se lembrar de como você pensava no amor pela primeira vez, e fazer você se reapaixonar pelo gênero de romance

Nota Final: 7,5/10

É um anime bom, especialmente se você gosta do gênero. Se você não gostou dos primeiros episódios, é difícil recomendar o anime mesmo, já que pode ser que, mesmo depois que o anime chega na sua "parte boa", pode ser que você não se contente com a enrolação dos personagens em certos momentos, mas se você tiver paciência pra aguentar esses momentos (e alguns sem graça mesmo), é um anime bem bacana. Só aviso que esse anime mexe com o emocional mesmo, então, se você se arrepiar quando o ver, é normal, viu... aconteceu comigo até xP


Bom, a análise termina aqui. Espero que tenham gostado, e tenham um ótimo final de semana!
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário