É
isso aí pessoal, mais uma parte da minha primeira série de posts
Recapitulando,
vimos que o final dos anos 90 tiveram várias grandes visual novels, bem maiores
e mais complexas que as anteriores, e além disso, falamos sobre o surgimento da Key e de sua
primeira obra-prima, Kanon, aclamado por muitos a melhor VN da década e padrão
para VNs futuras.
Bem,
vamos lá. As VNs dos anos 2000, em sua maioria, seguiram ritmo dos títulos que
tiveram destaque da segunda metade da década de 90. Via de regra, as VNs que se baseam em
histórias de romance seguiam o mesmo estilo de One, Tokimeki Memorial e Kanon,
VNs que se baseavam mais em conteúdo erótico se baseavam em X Change e True
Love, e VNs que se baseavam em histórias mais dramáticas se baseavam em
Critical Point e Moon..
Claro,
como nessa época vai surgir o PS2, as mídias em DVD, mesmo no começo sendo
relativamente caras, proporcianavam bem mais espaço do que o CD, podendo fazer
jogos em resoluções maiores e ainda mais complexos nos quesitos gráficos e
sonoro. Como o Play2 vai receber muito mais popularidade no Japão do que os
concorrentes Gamecube e Xbox, a produção de VNs serão focadas mais no PC e
Play2, devido a suas facilidades de programação e maior popularidade. Esse
cenário só mudará na segunda metade dos anos 2000, assunto do próximo post.
Grandes
visual novels do ano 2000 foram Never 7 – the end of infinity, Bible Black (extenso
repertório ecchi e mais de 10 endings possíveis) e Air (da Key, que permaneceu
no ranking entre as VNs mais vendidas no Japão por um bom tempo), e um joguinho
sem-vergonha, no sentido de que simplesmente “surgiu” no cenário de VNs, sem
nenhuma história emocionante como o da Key: Tsukihime, da produtora Type-Moon.
Sério
mesmo, a Type-Moon surgiu do nada absoluto, e logo o seu primeiro título foi um
sucesso arrasador. O máximo que consegui descobrir é que Type-Moon foi fundada
por Takashi Takeuchi e Kinoko Nasu. Nasu era escritor e tinha escrito alguns
livros, como Angel Notes e Koori no Hana (Flores de Gelo, em português), e como
livro mais famoso, Kara no Kyoukai (do japonês, Limites do Vazio, mas quando o
título foi “importado” para inglês ficou como “Garden of Sinners”, ou Jardim
dos Pecadores. Nas próximas partes, estarei falando mais do nonsense entre
títulos em japonês e como eles são traduzidos em versões americanas). Takashi,
por sua vez, nunca publicou nada antes, mas era um exímio desenhista, e grande
amigo de Nasu. Um belo dia, ambos decidiram se juntar e formar uma empresa
doujin (que são empresas independentes, geralmente pequenas, que fazem jogos
mais por diversão mesmo. É parecido com empresas Indie agora, mas sem visar
lucro com os jogos) e pronto, fundou-se a Type-Moon. Simples assim.
Entretanto,
seu primeiro jogo, como digitei a pouco, foi um sucesso instantãneo, gerando
milhares de fãs na hora, e que hoje conta com um fandom (comunidade feita por
fãs para aprofundar sobre determinado tópico, dar sugestões, especulações,
promover trabalhos da empresa, enfim) de milhões de pessoas por todo o planeta.
Tsukihime ficou extremamente famosa devido aos belos traços das personagens e a
história expansível do jogo, mas que ao mesmo tempo é de fácil entendimento,
muito envolvente e longa também. O jogo teve uma enorme recepção, uma das
maiores vistas em todas as VNs antes dela, gerando futuramente séries de anime,
mangás, toneladas de produtos relacionados à série, e atualmente, um remake
promisor da VN sendo feita pela Type-Moon, porém sem data de previsão para
lançamento até agora.
Avançando
um pouco mais nos anos, visual novels de grande destaque foram Brave Soul
(Crowd, novamente, com um grande RPG, tanto na estrutura quanto na duração), Kagetsu
Touya (da Type-Moon, tratado como um “after story” do final bom de Tsukihime), Crescendo: Eien Dato Omotte Ita Ano Koro (da Digital Object, mesma produtora de Kana:
Little Sister, notável por não usar trilha sonora própria, mas sim, em sua
maioria, peças de Yoshio Tsuru e Scott Joplin), Gyakuten Saiban (da Capcom. É a
franquia Phoenix Wright, em inglês, respeitada pela sua originalidade e humor
único), Kazoku Keikaku (contando com cenários do mesmo autor de Kana: Little
Sister, e dos mesmos publicadores de Kanon), Natsu no Hi no Resonance, Ever 17
– The Out of Infinity (esse mereçe um post praticamente só pra esse jogo),
Galaxy Angel e Melty Blood (jogo de luta com elementos de visual novel
desenvolvido pela Type-Moon)
Agora vamos falar só de Da Capo, porque Da Capo é foda, mas isso não é opinião minha, mas de milhões de pessoas no mundo inteiro. Bem, Da Capo foi “mais uma” visual novel da Circus, feita basicamente pelo mesmo time que fez Suika, no maior estilo “Ei, se fizemos um jogo bom como Suika, vamos nos reunir de novo e fazer outro jogo foda!”. Claro, não foi exatamente assim que foi a idéia para Da Capo, mas de qualquer forma, as mesmas pessoas que fizeram Suika fizeram Da Capo, e o jogo, que utiliza toques sutis de magia e mistério com a história de um adolescente no ensino médio na Ilha Hatsune, foi um sucesso tremendo, mas tremendo mesmo, a ponto de se tornar um clássico em visual novels na hora.
Fora isso, Da Capo virou uma franquia que, além de duas sequências diretas e inúmeros ports, spin-offs, fandiscs, side-stories e tantos outros jogos aleatórios à série que nem caberia aqui, ganhou 4 séries de anime (2 para o primeiro jogo e 2 para Da Capo II, além dos OVAs), 21 novels (livros, com ou sem desenhos no meio do livro), 11 drama CDs, 5 volumes de mangá, 138 programas de rádio (radio shows), e mais uma renca de CDs de trilha sonora. Ah, e como se não bastasse, a Circus anunciou neste ano que vai relançar Da Capo original em Blu-Ray. Ufa...e tudo isso sem contar o merchandising associado à franquia.
Agora,
a empresa Minori. Talvez uma das empresas de VN mais fdp do universo dos
translators de VN, surgiu em 2001, e seus primeiros jogos foram Bittersweet
Fools e Wind – A Breath of Heart, sendo o último bem recebido no Japão, o
suficiente para gerar uma série de anime e 4 OVAs. Até aí, beleza, uma empresa
como outra qualquer, que conseguiu um título de sucesso razoável....mas por que
tão odiada? Isso, meu(minha) caro(a), é assunto para outro dia.
Lembra
da Leaf? Citamos alguns jogos dela nas ultimas duas postagens, mais nem toquei
nos detalhes mais importantes. Lembra da Tactics, a empresa que pouco depois se
tornou a Key? Então, Leaf é a principal concorrente dos membros da Key, mesmo
tendo surgido 2 anos antes da Tactics. Com o lançamento de Kanon e Air, a Leaf
ficou enfurecida por ter sido fundada antes e estar tendo níveis de venda
piores que os títulos da Key (pra se ter uma idéia, Leaf lançou 6 jogos desde
ToHeart, e mesmo assim, nenhum título teve recepção agradável no mercado), e
assim, eles precisavam fazer um jogo para alavancar suas vendas. Foi com esse
pensamento que eles lançaram Utawarerumono, um jogo que misturava RPG com
visual novel, no maior estilo Final Fantasy Tactics, mas com mais ênfase nos
elementos de VN, mas que em todo caso, dava mais liberdade e opções ao jogador,
ficando nos rankings dentre os jogos mais vendidos por meses.
A Nitroplus (ou Nitro+) surgiu em 2000 e já estreou no
mercado de VN bem com o jogo Phantom of Inferno, por conter uma história bem
misteriosa e dramática com um tom bem realista, contendo muitas imagens únicas,
ao invés de figuras de personagens que se reciclam rapidamente. Nitroplus,
aproveitando o gás, lançou mais um jogo, com pouco sucesso, mas que depois se
redimiu com Kikokugai – The Cyber Slayer, nos mesmos moldes de Phantom of
Inferno, mas mais futurista e com foco maior sobre Kung Fu.
A última empresa que falarei agora é a 07th Expansion. Mesmo
até hoje ela só tendo lançado 3 franquias, a 07th Expansion começou
extremamente bem o seu trabalho. Ela se formou como uma empresa doujin em 2002
e contava com incríveis 3 membros (um morto já), mas que mesmo assim, fizeram
igual Type-Moon: lançaram um jogo incrivelmente foda e que explodiu no mercado:
Higurashi no Naku Koro Ni (ou no inglês, “Higurashi When They Cry”), uma VN de
suspense e mistério extremo que “bota os marmanjos pra tremer na base”, de tão
densa e tensa que era a história em si, consolidando o título, que alcançou
níveis tão altos de vendas quanto Tsukihime, como um clássico e exemplo de VN
do gênero, gerando 2 temporadas de anime, uma série de mangá com 38 volumes
(publicados pela Square Enix), uma light novel de 4 volumes, uma novel de 17
volumes e 9 OVAs
CURIOSIDADE: Higurashi no Naku Koro Ni possui um live-action
(filme baseado em algum jogo/anime, interpretado por pessoas reais) de 2009
também, baseado no primeiro arco do anime (Onikakushi-hen).
É interessante de se assistir.
Nossa, quebrei meu recorde em escrever...espero que não tenha ficado muito cansativo para vocês lerem, e assim, a parte 4 da série de posts fica por aqui. Pelo menos o pior já
passou...
Na parte 5, falaremos de mais títulos de VNs a partir de 2003, mais títulos famosos e extremamente
famosos, e algumas empresas notáveis que surgirão nesses anos. Se sobrar
espaço, chegaremos na época “foda” de VNs, e vocês saberão porquê.
Até lá!
Out.
Out.
A história da Type-Moon eu reparei que tem uns errinhos, então vou ser chato (e como você disse que não conseguiu achar mais detalhes...).
ResponderExcluirAngel Notes não é um livro, e sim um conto em uma antologia de doujins sobre anjos (além deste conto, houve vários mangás - um deles do Takeuchi, Clockworck Canaan Veil). Koori no Hana também é um conto e nunca foi lançado (até hoje) - o conteúdo é um verdadeiro mistério. E Kara no Kyoukai foi lançado em capítulos no site do Takeuchi (ou antes, do primeiro grupo de doujin dele), mas só foi realmente publicado (uma pequena tiragem, pelo próprio Nasu e não por uma editora) após Tsukihime.
A Type-Moon foi criada originalmente como um grupo de doujin, para lançar Tsukihime, e só se tornou uma companhia comercial para lançar Fate/Stay Night. Takeuchi já havia lançado vários doujins antes disso, embora nada realmente bem sucedido ou digno de nota.
O lançamento de Tsukihime foi uma verdadeira odisséia, com todos os gráficos feitos pelo Takeuchi, nenhum suporte financeiro (inclusive, o Nasu teve que abandonar seu emprego e o Takeuchi trabalhou para sustentar os dois... além de desenhar tudo!) e um porte bem ambicioso.
Elda King
Tô vendo que alguém fez o dever de casa...hsushushuhs
ExcluirTecnicamente são Light Novels, mas escrevi livros porque...bem, light novels são livros, mas com estilo de escrita e narração próprias do gênero, fora uma ilustração ou outra no meio, quando tem.
...E eu falei que elas eram um grupo doujin inicialmente, mas o "depois", sobre o lançamento de Fate/ Stay Night, eu falo na parte 5 (e olha que nem editei nada, já tava escrito ^^)... esse negócio do Takeuchi ter saído do emprego realmente não sabia.
Valeu pelo esclarecimento e a informação extra, Elda King!
Mas não são nem Light Novels, são apenas histórias curtas isoladas. Mesmo Kara no Kyoukai começou como ums série na internet, e só se tornou LN depois.
ResponderExcluirEu vi que você falou que eles eram um grupo doujin, só repeti porque o Takeuchi já havia feito outros trabalhos doujin, só não tinha obras "comerciais". De qualquer forma, excelente série de artigos. :)
Elda King