domingo, 7 de outubro de 2012

Análise de anime [4] - Kono Naka ni Hitori, Imouto ga Iru!

Quem postar spoilers aqui vai apanhar!
Sim, acho que vou decretar todo final de semana o dia oficial de análise de anime no blog ^^
[nem ferrando, só de vez em quando senão ficarei sem vida]

Kono Naka ni Hitori, Imouto ga Iru! (ou "My Little Sister is Among Them!", ou "A irmã mais nova está entre elas!"... ou carinhosamente apelidado pelo mundo de NakaImo) é uma série de light novel de Hajime Taguchi, lançada em 2010 e atualmente com 7 volumes, e que mais tarde conseguiu uma adaptação para o mangá, e mais recentemente, para o anime. O anime, por sua vez, foi produzido pela Studio Gokumi (A-Channel, Saki) e terminou de passar no Japão recentemente, cerca de duas semanas atrás.

História

<--- música para ouvir enquanto lê a análise ^^

Shougo Mikadono é filho de uma família muito rica e com bastante influência graças à sua empresa, mas que após a morte de seu pai, ele se torna a pessoa ideal para herdar as ações da empresa. Entretanto, para isso, sua mãe demanda que ele encontre uma garota para se casar numa nova escola, o que parece bem simples no começo.

Mais tarde, depois de entrar na escola e fazer algumas amizades, Shougo recebe ligações misteriosas de quem diz ser a sua irmã, e que para sua surpresa, estuda na mesma escola que ele. Em busca de descobrir a verdadeira identidade de sua esquecida irmã (pois até aí ele sempre pensou que era filho único), ele irá usar de todos os métodos possíveis para descobrir quem é a sua irmã e descobrir o porquê de seu desaparecimento da família, contando até com uma ajudante disposta para isso.

A partir daí, o anime vai focando em cada uma das personagens principais, dando pistas (umas certas e outras não) de quem é a irmã verdadeira de Shougo. Apesar de algumas vezes não haver como a irmã *não* ser uma garota, o anime de algum jeito prova o contrário de maneira bem sutil, guardando o mistério mesmo para o último episódio. Claro, no meio disso, tem várias cenas de comédias e momentos para fapeiros de plantão, mas digamos que a trama principal mesmo seja de fazer quem estiver assistindo o anime teorizar quem é a irmã de verdade.
Animação e Trilha Sonora

A animação não é tão impressonante assim, mas também não é uma animação fracassada. Os personagens são bem desenhados, mas ao mesmo tempo não tem tanta complexidade nos detalhes. Os efeitos de brilho, luz e sombra são usados bem esporadicamente, apenas para dar um "touch up" nos visuais, ou para delinear uma certa característica da personagem.

Infelizmente, o anime conta com alguns problemas de proporção. Mesmo sendo um anime harem, não raras são as vezes que os produtores falham em manter proporções básicas de tamanho das partes do corpo em certos momentos, mas fora isso, os visuais são simples o suficiente para manter uma animação decente.

Quanto à trilha sonora, é bem básica. Não digo que seja ruim, mas é leve, não forçando nenhum sentimento em muitos momentos. Em certos pontos até, é uma coisa que você mal repara de tão suave que é, e mesmo em momentos tristes do anime, é algo que não possui impacto forte o suficiente.
Opinião, Pontos Fortes e Fracos

Eu tive esperanças nesse anime. Apesar de ser harem/ecchi, eu achei que o anime iria focar mais na procura de sua irmã, o que tem muito potencial para ser uma história top. Infelizmente, não foi bem assim que as coisas aconteceram. Primeiro, logo no segundo episódio, o roteiro de procurar a irmã foi jogado pro alto até o final do 3º episódio, com o mais puro exemplo de episódio fan-service possível. Segundo, mesmo com o formulamento de muitas teorias, no começo fracas, mas que depois vão se tornando cada vez mais complexas, você ver todas aquelas teorias que foram feitas direitinho e descobrir que é falsa no final parece algo barato de se fazer.

Claro, não irei falar aqui quem que é a verdadeira irmã do Shougo, mas que digamos assim que o anime teoriza que uma garota "é porque é" a irmã dele com quase todas elas, e chega até ao ponto de fazer uma coisa absurda pra fazer você acreditar que é uma "certa garota" e ponto final num episódio, e no final desmente tudo. Tem gente que considera isso um plot twist ferrado. Eu considero isso palhaçada. Basicamente, ela prova que não é irmã, e depois prova que é. Isso. Não. Faz. O. Menor. Sentido.

Sobre os pontos positivos, eu tenho que considerar as personagens, que são bem distintas uma da outra, mas só também. Por outro lado, como ponto negativo, a história foi um tanto inconstante e deixada em segundo plano até o seu final, onde realmente a coisa fica séria, mas que ainda assim, quando chega neste ponto, as conclusões são tão rápidas e é tanta informação que faz achar que todos os demais episódios, com exceção de um ou outro, foram inúteis para a história original.

Daí nesse ponto você fala "Mas a light novel nem terminou!"... pois é, e aí entramos na velha polêmica de adaptação de novels e mangás para anime. Um bom exemplo seria Soul Eater, que até hoje está em publicação no Japão e recebeu o seu anime um bom tempo atrás. De fato, sua história no começo foi fiél ao mangá, não em todas as cenas, mas que fizeram o possível. O tenso foi pro final do anime, que mudou MUITA coisa (como a traição de dois alunos da Shibusen, que não revelarei aqui, e a parte em que a Medusa coopera com a Shibusen durante a infiltração na Aracnophobia), o que deu um tom de apressado ao anime, deixando muita coisa em aberto e adaptando outras porcamente (e olha que eu sou fã de carteirinha de Soul Eater, estou falando isso de decepção ao que fizeram).

Poderia aplicar isso pra mais uma dezena de animes, baseadas em visual novels ou não, mas de qualquer jeito deu pra entender. No momento em que o passo da obra original é alterada, alguma das partes vai ceder. Seja na explicação da história, seja nas cenas que serão cortadas, seja nos personagens que aparecerão. Uma pena que apenas um punhado de animes consegue fazer uma adaptação boa nesses aspectos, e que este não foi um desses.

Conclusão e Nota Final
Não vai ter música nessa parte não
Kono Naka ni Hitori Imouto ga Iru é um anime que você não deve ter tantas expectativas ao assistir. Por mais que você veja nego dando 8~9 pra esse anime, é um anime que dificilmente agradará os seus gostos de animes. Mesmo se você ache a história bem interessante (o que você vai acabar esquecendo em certos momentos) ou goste de harems, o anime faz esses elementos não serem tão marcantes que você está pensando. O elemento de comédia do anime é bem forçado para o sex appeal, o personagem principal vacila em todos os momentos em que uma delas dá em cima dele (menos em um... mas pô, ele recusa a Konoe! Mais de uma vez!), e o anime falha em entregar uma boa lição de moral para quem assiste o anime.

Antes que os fãs do gênero comecem a querer me matar, eu não digo que o anime é ruim. Ele tinha potencial para ser uma p*** anime, pra fazer chorar de verdade, mas ele peca num fator muito importante: se destacar. Tirando as personagens do anime, pois 99% das pessoas que vêem anime harem ou ecchi é porque gosta de bishoujos, o anime não se põe para se destacar em nada. Nem na sua animação, nem na trilha sonora, nem na história, nem no desfecho, e nem na sua narrativa. Ele peca em ser simplesmente um anime mediano, que apesar de não ser ruim nos aspectos anteriores, estas características dificlmente serão usados como base em comparação com outros animes, de produtoras maiores ou não.

Nota Final: 5,0/10

É um anime bem mediano mesmo. Comigo não tem essa de "média 6" ou "média 7". Não. Anime mediano merece uma nota mediana.

A história é bem promissora no começo, mas falha em aproveitar os eventos do anime de maneira adequada. Mesmo tudo parecendo concluído no 9º episódio, o anime joga uma trama bem eletrizante para quem está assistindo, mas ainda falha em fechá-la direito, sobrecarregando os últimos episódios com muita informação e chegando ao ponto de se tornar mais confusa e complexa que o necessário. As personagens são desenvolvidas no decorrer dos episódios e os visuais são decentes, mas isso não o salva de ser apenas "mais um" anime com muito potencial, mas mal executado.


Bem pessoal, meu post termina aqui. Vou dar um tempo com as análises, mas é claro que vamos postar mais logo logo ^^

Até lá!
Out.

2 comentários:

  1. ok, já vi tudo, sei quem é a irmã, agora quero saber quem ele vai escolher para se casar, vai ter continuação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... sinceramente? Eu acho que não. A história do anime era justamente descobrir quem era a irmã verdadeira do Shougo. Depois que sabem quem é, não tem mais sentido continuar a história... não é algo como, digamos, Oreimo ou Haganai, cujo enredo possibilita infinitas novas temporadas (por mais que ambas essas séries já tenham finais prontos segundo os autores).

      No máximo, deve lançar alguns OVAs do anime, mas dificilmente uma segunda temporada.

      Excluir