sábado, 24 de novembro de 2012

Phantasy Star Online 2 para o Vita em 2013, e... o futuro dos games hardcores nas mãos da Square Enix?


MMORPGs japoneses são muito bons. Muitos deles mal chegam à beira de serem decentemente conhecidos no ocidente, mas Phantasy Star Online, por incrível que pareça, é um dos melhores e mais viciantes que há por aí, e que por incrível que pareça tem um bom reconhecimento por aqui no ocidente, por não ser restrito apenas à usuários que vivem na terra do Sol nascente.

O primeiro Phantasy Star Online foi lançado há mais de 10 anos, para Dreamcast, Gamecube, Xbox e (claro) PC, e que foi um dos jogos percursores para o modo online em jogos para consoles (apesar de você precisar de uma graninha boa na época para comprar os acessórios para suporte para internet banda-larga e um plano decente para jogar sem lags). Agora, quase 10 anos depois, a segunda iteração, abreviada de PSO2, já em beta-test para o PC (mas com a interface toda em japonês, claro), também será lançada para o PSVita no ano que vem, mais precisamente no dia 28 de Fevereiro.

Assim como a versão para PC, a versão para o novo portátil da Sony será totalmente gratuito para jogar, e o melhor, em servers iguais. Nada de preconceito de server separado para PC e para Vita, lá é nível asiático e todo mundo consegue se dar bem até jogando de olhos vendados. Apesar do jogo em si ser de graça, a Sega irá lançar uma versão especial em mídia física, com direito à roupas e items especiais, adesivos e a trilha sonora do jogo por meros 5229 ienes (praticamente 150 reais).

Para quem nunca viu o jogo, dê uma olhada aqui embaixo para ter uma idéia:


Gráficos bem bonitos, gameplay bem viciante, muita gente online (é um dos MMORPGs mais jogados no Japão, e uma porrada de kanji japonês para você se virar... mas se você consegue entendê-los, não vai se arrepender de jogar esse jogo quando sair traduzido. Afinal, melhor que isso, só quando The World for real.

"Oh, really?"
E para quem acompanhou a apresentação da nova (e foderosa) engine da Square Enix, a Luminous Studio, sabe que ela está deixando todo mundo de boca aberta né? Até mais que a Unreal 4, ou a Cryengine3 da nova geração, mas... será que isso cola no cenário atual de games?


"Como assim, Out?"
Não faz muito tempo que o mercado de jogos para IOS (portáteis da Apple como Ipad e Iphone) e Android (o sistema operacional para celulares da Google) se popularizou muito devido às empresas Indie, as pequenas empresas independentes que, apesar da sua pequena verba para investir, consegue fazer muitos jogos casuais, mas interessantes. Desembolsando muito pouco, ou até nada em alguns casos, é diversão por horas e horas, no máximo com alguns anúncios em volta... e pensa, não é todo mundo que quer gastar 50~60 dólares apenas para uma campanha de 10 horas e um online que pode enjoar depois de alguns dias ou semanas, certo?

Bom, a Square-Enix vai tentar mudar esse cenário, pelo menos para os gamers hardcores tetudos coreanos, pois ela vai usar a sua engine para criar jogos "High-End", que no caso são aqueles jogos que a empresa investe dinheiro até não querer mais para atrair a atenção dos cosumidores por causa dos gráficos, gameplay e umas características extras que consoles atuais não conseguiriam alcançar jamais. Segundo a própria empresa, o objetivo seria criar jogos que aproveitasse mesmo os hardwares na nova geração de consoles, o que faz algum sentido segundo a lógica da empresa. Afinal, à cada ano um determinado jogo sai para algum console e todos ficam "Nossa, que gráfico foda!", mas esquecem que o hardware já está mais que ultrapassado atualmente... imaginem se o jogo fosse lançado em um console com 6GB~8GB de RAM e 4~6 CPUs dedicadas.


Apesar da falha que foi Final Fantasy XIII, que prometia CGs interaticas em tempo real (e que não foi bem assim no jogo final), a Square-Enix já admitiu que Hitman: Absolution teve a sua produção prejudicada devido às próprias limitações do console, e o jogo está simplesmente incrível. E enquanto isso, tem gente que não quer sair do PS3 ou do Xbox 360 só porque agora o preço está barato e ainda teremos CoDs para a geração atual por mais uns 3 anos no mínimo.

Eu sinceramente sou a favor de uma nova geração de consoles. Poxa, se PSP e Nintendo DS, que o pessoal falava que não presicavam ter outra geração porque os tablets e celulares atualmente estão ficando cada vez mais modernos e os jogos serem mais acessíveis, e ainda assim tiveram seus sucessores e estão vendendo bem, então por que os consoles "têm que demorar mais 2~3 anos"? Poxa, se Final Fantasy XV ou Max Payne 4 ou Deus Ex 4 tivessem gráficos iguais aos da tech demo? "Ah, mas gameplay é importante..." claro que é, mas consoles melhores possibilitam maiores possibilidades de interação do jogador com o jogo, certo?

Só espero que não demorem tanto assim. Meu dinheiro não vai ficar esperando para sempre. xP


Bom, o post de hoje termina aqui. A gente se vê, galera!
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário