sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Primeiras Impressões - Robotics;Notes


Sim, sim, sim!! O anime que eu mais esperava desta temporada já lançou (foi ontem na verdade, mas mal tive tempo de conferí-lo no dia ><'), e porque não fazer um post de primeiras impressões dele, né? Não é todos os dias que um anime desse porte é lançado.

Vocês já devem estar carecas de saber disso se você acompanha o blog, mas caso não lembre, Robotics;Notes é uma visual novel exclusiva para Xbox360 e PS3, feita por ninguém menos que a Nitroplus, a mesma produtora de inúmeras visual novels de excelente qualidade como Deus Machina Demonbane, Sumaga, Hanachirasu e Saya no Uta. Há um tempo atrás, ela se juntou com a 5pb e fez jogos absurdamente bons, as chamadas "aventuras científicas", que até então foram apenas dois: Chaos;Head e Steins;Gate. Você certamente já deve ter ouvido falar destes títulos, pois o impacto que estes jogos tiveram e suas adaptações para anime foram imensas, especialmente no caso de Steins;Gates, que muitos consideram uma melhor adaptação no geral. Robotics;Notes é o terceiro jogo desta série, e a Nitroplus investiu tantas fichas nele que, em menos de um mês após o lançamento do jogo, eles já haviam confirmado um anime para a série, que estrearia na temporada de Outubro.

O que você precisa saber do surgimento da série é isso. Agora, vamos ao anime em si!


O anime teve animação pela Production I.G. (Blood+, Guilty Crown, Kimi ni Todoke) e direção de som de ninguém menos que a Aniplex. Pra começo de conversa, os visuais e as músicas do anime são simplesmente incríveis, bem mais do que eu esperava na verdade. A animação é muito fluente, as expressões dos personagens são bem dinâmicas, os efeitos de luz, sombra e partículas são usados apenas quando necessário, a qualidade da dublagem é estupenda, quase que no mesmo nível que da Visual Novel... nossa, são tantos pontos positivos que já estou até confuso se eu estava esperando tanto deste anime e estou começando a ficar hyped com o episódio ou se o episódio é tão bom assim.

Tá bom... vou me acalmar agora... *respira*... bom, vamos começar direito então.

Ah, compraria um tablet na hora se existisse um aplicativo assim no mundo real xDDD

Primeiro, vamos à história. O anime conta com Yashio Kaito como personagem principal, um cara do terceiro ano muito viciado em seu tablet e seus inúmeros aplicativos, sendo um deles um joguinho chamado Kill-Balad, um jogo de luta em 3D envolvendo mechas, no qual Kaito é o 5º melhor do mundo. Ele faz parte de um clube de robótica da escola, cujo único outro membro é Aki, uma garota extremamente positiva, ativa, e acima de tudo, viciada em robôs como se fosse uma criança. Apesar de seu comportamento ser bem ingênuo e infantil algumas vezes, ela possui um grande sonho: construir um robô gigante para participar numa exposição de robôs em Tokyo, cujo projeto é baseado numa série de anime (e no jogo que o Kaito é bom pra caramba) muito popular, Gunvarrel. Entretanto, para tanto, ele precisam que a diretoria da escola aprovem o orçamento deles para a construção do restante do robô, e a vice-diretora, cética quanto ao potencial dos dois personagens, impõe uma condição para a aprovação do orçamento deles: mostrar o potencial deles vencendo o Robo-One, que basicamente é um campeonato de luta de robôs, mas com robôs pequenos. Determinada (bem mais que o personagem principal), Aki parte para a procura de mais membros para ajudar na construção de seu novo robõ, e assim impedir que o clube de robótica seja fechado, que no caso, será fechado com qualquer outro resultado que não seja a vitória.


Eu achei o primeiro episódio ideal para a determinação da história do anime. Apesar de ter bastante coisa para frente, apenas o primeiro episódio é suficiente para prender a atenção do telespectador, com uma narrativa simples, fácil de entender, descomplicada e com momentos engraçados entre algumas cenas. A fidelidade com a visual novel é decente, pois enquanto a VN demora horas, o anime conseguiu cobrir, sem se forçar ou cortar partes essenciais, em 20 minutos. Além disso, mesmo se a história não prendeu a sua atenção enquanto estiver vendo o anime, os primeiros e últimos minutos do anime joga um mistério para o telespectador, um "gostinho" de que a história do anime não ficará presa apenas com um enredo tão simples assim.

Sobre os visuais e o som, eu já disse isso antes, mas realmente estão muito bons. As músicas de abertura e encerramento são viciantes e animadas, as músicas de fundo do anime se encaixam muito bem com a cena, além de serem impressionantemente bem orquestradas, e se você prestar muita atenção, os efeitos sonoros não são os famosos efeitos genéricos que todos os animes e filmes usam por aí... um trabalho digno da Aniplex, para se dizer o mínimo. Eu achava os visuais da Production I.G. bons, mas não lá essas coisas. Porém, neste anime, eu tenho que tirar o chapéu para eles pelo trabalho bem feito, sem exageros ou "preguiça" dos animadores. Inclusive a parte em que a Aki explica sobre a série de Gunvarrel e ela bate de leve na tela do tablet segurando uma garrafa de refrigerante, dá para ver até as marcas da espuma do refri na garrafa, algo que muitas animadoras simplesmente faria o movimento do líquido e olhe lá. São picuinhas assim que os fãs procuram para determinar se a animação é boa ou não, e é por isso que achei impressionante o nível de detalhes na animação da produtora.


Confesso que, se fosse para falar alguns defeitos do anime, o principal seria a personalidade do personagem principal, que é um desinteressado por tudo e que só fica mexendo com o seu tablet, mas isso se dá por duas coisas: primeiro, porque esta é a personalidade dele na própria visual novel, e segundo, porque ele ainda melhora bastante no decorrer da série, depois de alguns eventos-chaves. Fora isso, talvez a falta de personagens apresentados no primeiro episódio, mas como disse antes, é justamente isso que os membros do clube de robótica devem superar, e de fato eles conseguem mais pessoas para o clube, então não será um problema tão grande assim após alguns episódios.... e fora isso... hmmm... hmmmmmmmmm.... ah, não consigo pensar em mais nenhum ponto negativo.

Para evitar dar spoilers aqui no post, mesmo se você não gostou do anime por um determinado motivo, é certeza que este motivo desaparecerá pelo próprio desenrolar da história. Se a produção dos próximos episódios seguirem o mesmo padrão de qualidade do primeiro e a mesma fidelidade com a visual novel, com certeza este anime tem muito potencial para ser um grandioso anime desta temporada, talvez até um dos melhores do ano. Recomendo muito que assistam! ^-^


*Curiosidade: Gunvarrel, o nome do robô do anime, é pronunciado "Ganbareru" em japonês, que por sua vez quer dizer "esforço" ou "perseverança". Achei legal o jogo de palavras com o robô e o que a Aki tem como sonho. Tá certo que muitos animes possuem jogos de palavras semelhantes se você conhecer um pouco de japonês, mas ainda assim achei um lance legal de dizer aqui neste post ^^


Bom, é isso. Espero que vocês também acompanhem o anime conosco, e comentem o que achou do episódio ^^

Até a próxima!
Out.

Um comentário:

  1. Me identifiquei com o principal! Acho que isso é um mau sinal! Volto já, tenho que refletir sobre isso!

    ResponderExcluir