sábado, 22 de dezembro de 2012

Análise de Anime [5] - Kami Nomi zo Shiru Sekai


Agora que o Out está de férias, tenho mais tempo para escrever os meus reviews. E por que não começar com Kami Nomi zo Shiru Sekai (ou The World God Only Knows, ou "O Mundo que só Deus Conhece"), já que foi anunciado há um tempinho que ele terá a sua terceira temporada.

Mas como sempre, um pouco de informação de background da série. Kami Nomi originalmente era uma série de mangás do mangaká Tamiki Wakaki. O mangá, por ter um personagem principal tão excêntrico e apelar para referências a milhares de visual novels no decorrer de sua série, que diga-se de passagem é o gênero de jogo que mais vende no Japão, acabou por ser um estouro de vendas por lá, e em pouco tempo, também contou com uma light novel de dois volumes e 2 (com a terceira anunciada, como disse antes) temporadas do anime. O anime por sua vez foi animado pela Manglobe (Mashiro-iro Symphony, Ergo Proxy, Deadman Wonderland) e trilha sonora de Hayato Matsuo, o mesmo compositor das trilhas de Hellsing e Jojo's Bizarre Adventure.

Agora chega de nheco-nheco técnico e vamos à análise em si!

História
"Katsuragi, tira esse seu lenço de baitola!" "Hmpf! Você que não compreende como um Deus deve se vestir."
<--- música para ouvir enquanto lê a análise ^^

Kami Nomi zo Shiru Sekai conta a história de Katsuragi Keima, um estudante do colegial que é tudo, menos normal. Isso se dá pelo seu vício além dos limites por visual novels e galgames, onde ele não larga o seu portátil para jogar seus jogos em todo lugar que vai... literalmente. Ele era visto pelos professores e pelos colegas como um otaku bem hardcore, mas para ele  mesmo e para a internet, ele era considerado o chamado Deus Conquistador, pois não havia jogo ou personagem algum que ele não pudesse conquistar (em visual novels, por via de regra, o objetivo é ficar junto com uma garota confessando seu amor para ela, ou fazer ela confessar para você).

Após ler um e-mail que duvidava do status de Keima, ele decide respondê-lo, e então... BOOOM!! Em um efeito especial bem over the top, uma demônia, Elucia de Lute Ima, ou simplesmente Elsie, aparece para ele, dizendo que ele acabou de preencher um contrato com os demônios e que agora deve ajudá-la a capturar almas perdidas que vivem nos corações das pessoas. Como? Ocupando um lugar no coração desta pessoa para forçar o espírito para fora da pessoa!

Só tem um pequeno problema: Keima sequer andou de mãos dadas com uma garota, quanto menos beijou uma, e como Keima e Elsie devem capturar estes espíritos caso queiram manter as suas cabeças no lugar (literalmente), Katsuragi deve pôr todo o seu conhecimento e experiência de milhares de visual novels e personagens 2D conquistadas em prática no mundo real.

A primeira temporada do anime conta a "captura" de 4 garotas (Ayumi, Mio, Kanon e Shiori) e mais alguns episódios fillers no meio, mas como não quero dar spoilers aqui, vamos prosseguir.

Animação e Trilha Sonora
Só eu que tenho a sensação que já a vi em algum outro anime..?
A animação é típica de muitos animes do começo dos anos 2000. Não tem muitos pontos fortes em animações fluentes como outros animes da Shaft, Kyoto Animation ou da Starchild Records por exemplo, mas ainda não é uma animação feia, com vários detalhes e bem fiél nas proporções.

Claro, tem aqueles momentos em que o anime muda praticamente toda a sua estrutura gráfica dependendo de algum jogo que o Keima está jogando ou dependendo da cena em que ele esteja fazendo referência, mas ainda assim é uma animação decente que não deixa a desejar no geral.

Quanto à trilha sonora, não há muito o que falar. As músicas são bem feitas, de forma a passar os sentimentos certos nos momentos certos, abusando de fade-ins e fade-outs das músicas, uma boa quantia de efeitos sonoros de efeito e uma excelente dublagem dos seiyuus (dubladores) que retratam bem a personalidade das personagens apenas pela voz. Nem de longe é uma trilha sonora que você vá ficar ouvindo no seu tempo livre de tão bem-feita ou viciante quanto, digamos, Air Gear ou Madoka Magica (exceto nas insert songs da Nakagawa Kanon), mas não tira o fato de ser boa.

Opinião, Pontos Fortes e Fracos
E quem que não gosta de idols?
Simples: Kami Nomi zo Shiru Sekai é um anime para os amantes de visual novels. Ponto Final.

... tá, deixa eu colocar mais coisa aqui então...

Visual Novels são repletas de referências a outros jogos, tanto de outras empresas quanto jogos clássicos, tanto considerando apenas outras visual novels quanto em jogos famosos de aventura, RPG, esportes e survival horror. Uma coisa bem legal do anime com certeza foram as referências que ele tem, não só envolvendo o mundo de visual novels, mas envolvendo vários outros animes, empresas e obras literárias. Desde o clássico código da Capcom, consoles de jogos (tem até do Power Glove!) e referências à pokémon, Gundam e Ergo Proxy até menções mais ocultas à Key (empresa de visual novels), Love Plus (um dating sim para Nintendo DS extremamente famoso no Japão) e à empresa Taito (aquela empresa que fez Space Invaders e um joguinho de Galaxy Express 999).

Mesmo para quem não gosta tanto assim de VNs, pode ser que você não aproveite o anime ao seu máximo, mas mesmo assim, Kami Nomi traz à essas pessoas o sentimento de jogar um jogo assim, o pensamento de experts nesses jogos, as suas estratégias e teorias em relação às personagens, e claro, a evolução dessas personagens no decorrer da série. Como você deve ter adivinhado, assim como as personagens de visual novels, cada heroína que Keima deve conquistar tem a sua própria personalidade, passado, gostos e desgostos, além de em alguns casos (como na "rota" da Kanon) a personagem apresentar certos comportamentos ou reações que fogem da realidade, que no caso da Kanon seria "desaparecer" quando as pessoas não prestam atenção à ela (referência à Sora de Ever17? Quem sabe...).

Como um ponto fraco, para pessoas que não jogaram ou não se interessam tanto por esses jogos, este anime vai ser apenas mais um anime de comédia romântica com um toque de drama e até um tanto previsível. Além disso, para os que gostam de animes que têm muita ação, esse anime dificilmente servirá para você. Eu não digo que o anime é enrolado nas rotas de cada garota, uma vez que, tirando a Ayumi que leva apenas um único episódio para ser conquistada, as demais demoram 2~3 episódios para isso, tempo suficiente para um bom começo, um desenvolvimento bem interessante, o clímax tão esperado, e o desfecho bem finalizado, exatamente do jeito que o anime faz para todas as personagens. Entretanto, como o anime, por causa da sua história, não passa disso (a não ser nos episódios 4, 8 e 12, que são fillers), isso pode se tornar entediante para essas pessoas.

Conclusão e Nota Final
Keima: O Pegador
Bem, não há como dizer o contrário: Kami Nomi é um anime único. Assim como qualquer anime, depende muito dos gostos de quem vai vê-lo antes de decidir se o anime é bom ou não. Dar uma nota para este anime é muito difícil por causa que, como eu sou bem viciadinho em visual novels, eu consigo entender muitas piadas e referências que o personagem principal fala, ou de suas estratégias para "capturar" alguma garota, ou quando ele justifica as suas ações que aparentemente são contrárias ao seu objetivo final, ou mesmo no seu orgulho de jogar esses jogos (até um certo ponto, né, senão já é apelação).

O anime em si, ao invés de apenas citar alguns eroges e galgames como em Ore no Imouto e Haganai, ele pega o tópico e o põe como centro do anime. Por ser muito popular no Japão, o seu sucesso por lá é compreensível, bem como o de sua série de mangá ainda em publicação. Agora, e para o resto do mundo, que não está tão acostumado com esses tipos de jogos? Mesmo assim, deveria ser uma série que todos deveriam pelo menos tentar assistir um ou dois episódios. Primeiro, para desvirtuar do "poser-sismo" que muitos têm de achar que apenas animes shounen prestam. Segundo, para, antes de falar que "visual novel é coisa de forever alone", pelo menos tentar adentrar este mundo de mente aberta e dar uma opinião mais construtiva, e quem sabe assim as visual novels não crescem aqui no Brasil. Terceiro, porque ainda assim é um anime engraçado, e devido à sua não-linearidade entre as rotas de cada garota, é um anime que não é cansativo de se ver. Parece que a cada garota nova que deve ser conquistada é uma nova minisérie que você está assistindo, com um ar novo no roteiro e nas ações de Keima, dando mais vontade de saber o que vai acontecer já que as ações dele são imprevisíveis na boa parte do tempo e de acordo com sua estratégia.

Nota Final: 7,5/10

É um anime que eu recomendo a todos assistirem pelo menos os primeiros 2~3 episódios. Seu ritmo não tem comparação com outros animes do mesmo tema que o dele, e com os carismáticos Keima e Elsie durante o anime, é um bom anime para assistir para descontrair, e quem sabe te iniciar no maravilhoso mundo das visual novels.

Como disse, se você prefere mais animes de ação ou com grande foco em ecchi ao longo do anime, passe reto deste. Agora, se você quer se aprofundar no tema de galgames e afins e curtir uma boa comédia com toques bem interessantes de drama e romance, então meu amigo, vá assistir esse anime AGORA. Quem sabe você não descobre mais uma das quase infinitas referências que o anime possui, além de conhecer um dos personagens mais excêntricos e inusitados do mundo dos animes.

"Vou queimar tudo que não seja 2D!"
Pessoal, o Out estará preparando umas boas surpresas para vocês neste final de ano. Eu não posso revelá-las por enquanto, mas de uma coisa eu posso assegurar para vocês: você não irá se arrepender da demora. Dito isso, pode ser que, em alguns dias, eu não poste nada de interessante aqui no blog, mas nas próximas semanas eu vou recompensá-los. Literalmente, ou vocês já se esqueceram da promoção nossa para vocês no ano que vem? Já vão adiantando e curtam a nossa página do Facebook e se increvam no nosso canal do Youtube. Os links estão no canto direito da página, lá no topo.

Até lá, vejo vocês no próximo post!
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário