segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mega Man - Por que esqueceram dele?



O menino-robô azul dos games. Fez a infância de muitos adultos hoje, e de muitos adolescentes que pegaram a época do play1. Tardes inteiras torradas com as fases (e chefes, claro) mais fdps possíveis, difíceis o bastante para você gastar uns bons continues e neurônios neles, e ao mesmo tempo não sendo tão apelão a ponto de ser injusto.

Pra quem não é tão familiarizado com ele, Megaman surgiu no nintendinho, 25 anos atrás (1987), e com um nome diferente no Japão, Rockman (vai saber porquê o "Rock" virou "Mega"... vai ver que na época eles pensavam que as crianças iam assimilar "rock" como coisa do capeta e traduziu como mega), com a eterna luta entre ele, criação do Dr. Light, e o Dr. Wily com seus Robot Masters. Megaman teve vários outros companheiros mais tarde na história e em seus outros jogos, como Zero e Axl, além do inesquecível cachorro-robô, Rush. Megaman também teve vários segmentos além do original, como o X (sucessor do Megaman original), Legends, Battle Network (que ganhou até anime produzido pela Xebec, e passou na agora falecida Jetix, atual Disney XD), ZX e Star Force, e até uma série de um de seus inimigos e que depois virou aliado, Zero.

Eu gosto do Zero. Ele é foda, e nem precisa de armadura dourada pra isso xP
... e Zero é homem viu, não deixe essa imagem te enganar.

Confesso que eu não joguei os títulos mais recentes do Megaman, parte por serem de Nintendo DS, parte porque eu era pobre quando eu tinha o meu GBA, mas devo confessar que os jogos deles eram bem legais e viciantes, apesar de que, na maioria das vezes, tinha que recorrer à ajuda superior para passar dos chefões finais ou conseguir os upgrades secretos. O Battle Network não me agradou tanto assim, e me fez afastar da série. Os jogos que eu mais gostava, sem dúvida, foi Megaman X (da época do SNES) e Megaman Zero.

...Mas afinal, por que eu estou falando disso? Simples:


Como disse no começo, Megaman faz 25 anos em Dezembro, mas a Capcom negou ter qualquer jogo planejado para a comemoração. Nem mesmo Legends 3, que tantos fãs praticamente imploraram para que lançassem e que foi desmentido, ou qualquer outro jogo que não fosse spin-off ou pra IOS (Rockman Xover, que há planos para que seje lançado por aqui). Poxa, os aniversários de 15 e 20 anos foram comemorados com novas séries (Battle Network e Star Force, respectivamente, apesar de serem spin-offs), e não tivemos um jogo novo da franquia desde 2009. A Capcom esqueceu que tem a franquia e que pode fazer ela ficar (muito) mais foda? Ou ela simplesmente quer se concentrar em Street Fighter e Resident Evil até morrer?

Capcom já não tá com a imagem muito boa depois dos famosíssimos DLCs no disco que tem que pagar para habilitar e da merda que eles fizeram com Resident Evil (do 4 pra cá) e Devil May Cry (falando do reboot), sendo que é um ou outro jogo dela que faz a sua reputação se manter (Asura's Wrath... ô joguinho bão)... e a Sega e Nintendo já comprovaram que não precisa de muita coisa pra fazer seus mascotes brilharem. Sonic the Hedgehog 4 e os New Super Mario Bros. têm basicamente a mesma fórmula que os jogos clássicos deles e arrebenta de vender. E são jogos novos, não precisa apelar pra lançar trocentas coletânias dos jogos velhos ou remixes em HD ou ports infinitos ou cross-overs com outras séries para se manterem.

... pois é, é uma pena. Espero que eu esteja enganado e que eles lançem um jogo foda da franquia no final do ano de surpresa, ou no máximo no começo do ano que vem, mas se de tudo não acontecer, tomara que outras empresas não sigam o mesmo caminho dela.


Bom, por hoje é só. Até a próxima o/
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário