terça-feira, 9 de outubro de 2012

Monster Hunter - Saiba um pouco mais


No Japão, RPGs formam uma base muito forte de jogos, sendo eles online ou apenas multiplayer local, ou mesmo aqueles que só aceitam um único jogador. Muitas franquias de jogos surgiram lá mesmo e depois chegaram no ocidente, como Final Fantasy, Ys, Secret of Mana, Ogre Battle, Dragon Quest e tantos outros já provaram destes gloriosos momentos, sendo que algumas dessas franquias perduram até hoje.

Na última geração de consoles, novos títulos foram lançados e tentaram a sorte neste mercado, que é muito grande e variado no Japão. Um deles acertou na lata uma fórmula extremamente viciante e que abusa da cooperação: Monster Hunter. Se você já assistiu Lucky Star, Boku wa Tomodachi ga Sukunai e até mesmo Haiyore, Nyaruko-san!, com certeza já viu uma referência ou outra desse jogo... mas como que ele conseguiu ficar tão famoso assim?

Monster Hunter é uma franquia da Capcom e, adivinha, é basicamente um RPG onde você é um caçador de monstros. Seu primeiro jogo surgiu no Play2, e foi um jogo bem legal, uma vez que, ao contrário de muitos jogos por aí, você não consegue matar monstros só na porrada ou jogando uma determinada magia (não os monstros fortes pelo menos), mas com o uso de muita estratégia, planejamento, e acima de tudo, trabalho em equipe. Apesar do jogo possuir um modo offline, o modo online é que é a verdadeira beleza do jogo, onde os jogadores devem trabalhar em conjunto para derrotar algum chefão, usar as habilidades certas no momento certo, recuperar vida de quem estiver morrendo, compartilhar items, e mais uma infinidade de possibilidades de interação entre si para que consigam os items raros que os monstros deixam quando morrem.

Pra quem não jogou este jogo, imagine um jogo de Pokémon, mas que, para capturar ou derrotar um certo bicho, você deve colaborar com outras pessoas, que usam os seus próprios pokemons, com habilidades e acessórios diferentes, para derrotar um super poderoso, muitas das vezes muito mais fortes que cada um separadamente. Pode não parecer, mas é uma coisa que vai crescendo dentro do jogador, fazendo ele ficar ainda melhor, mas ainda assim fazendo os próximos monstros parecerem ainda mais fortes, sempre aumentando o grau de desafio, e claro, sempre deixando o jogador ainda mais "completo" a cada monstro que ele consegue derrotar.

Bom, apesar do multiplayer dos jogos para PSP só ser local, nem preciso dizer que um jogo desses com um multiplayer global (como no caso dos de Play2 e de PC) é mais que essencial, e com os novos portáteis da Sony e da Nintendo com essa função, não há dúvidas que o próximo jogo da série (já confirmado para o ano que vem) terá isso até mesmo neles, o que fazem os fãs pularem de alegria. Entretanto, para quem aproveitava do domínio praticamente por parte da Sony, terão que se dividir e comprar um 3DS também, já que alguns jogos da série de agora em diante serão exlcusivos para ele.

Segundo o próprio criador da série, ele "sentiu" que o 3DS seria mais apropriado para receber os próximos jogos da série do que no Vita, o portátil da Sony (só porque o 3DS tem duas telas, basicamente). O último jogo, lançado em Dezembro do ano passado, será lançado (finalmente!) para, e exclusivamente, os consoles Wii U e 3DS, no primeiro trimestre do ano que vem, enquanto o próximo da cronologia, Monster Hunter 4, será exclusivo para 3DS, e que também será lançado até Março do ano que vem. Uma versão para o Vita foi anunciada no passado, mas mais nada foi revelado até então, o que leva os fãs a pensar que, ou eles terão uma expansão do jogo, ou uma versão modificada, mas como isso vai ser uns bons meses depois do lançamento original, dá pra entender a fúria deles. E afinal, não é uma notícia tão ruim assim, pois independente de qual portátil você vai ter, vai ter um jogo da série para ele, e uma renca de gente no mundo jogando junto com você.


Além dos jogos, Monster Hunter é uma franquia que está crescendo muito ultimamente, contando até com mangás (publicado no Brasil pela JBC, e com o autor ninguém menos que Hiro Mashima, o criador de Fairy Tail), animes, e para quem quer dar o seu dinheiro pelo amor da franquia, uma penca de produtos para os fãs, desde pôsters oficiais e chaveiros até figures dos monstros e dos personagens até consoles customizados da franquia.


Bom, meu post termina aqui. Agora deixa eu jogar um pouquinho dessa beleza enquanto eu ainda tenho tempo xP.
Out.

5 comentários:

  1. Pode falar, esse post de Monster Hunter foi em minha homenagem, não foi?? XD

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Sim, tem pra Wii e pra PS3 também ^^
      (pena q o pra PS3 só tenha em japonês até agora...)

      Falando nisso, também tem um pra xbox 360 (o Frontier Online, com o Frontier G no ano que vem) e há planos pra uma versão para celular tbm xD

      Excluir
  3. qual seria o nome dele pra pc pq procurei e n achei

    ResponderExcluir