terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Da Capo III e OreShura: Primeiras impressões

Hoje teremos primeiras impressões em dose dupla!
(isso significa... segundas impressões??)

Esses dois animes estrearam recentemente na temporada de Janeiro de animes, e como ambas estavam consideravelmente na lista de espera de muitos fãs, irei fazer uma breve análise do primeiro episódio das suas séries.


Começando com Da Capo III, todos já devem estar carecas de saber que o anime é baseado no jogo da Circus lançado originalmente no ano passado e que já teve versões alternativas como o USB Memory que rodava o jogo pré-instalado direto de um pen-drive e com algumas adições como rota de mais uma personagem, eventos de alguns personagens secundários e mini-games, e a versão Da Capo III R, que basicamente terá tudo das versão USB e compatível com Windows 8, além de ter uma outra versão dessa com o tão-esperado conteúdo adulto e H-scenes que os jogos anteriores tinham. Sobre o anime, ele não é mais produzido pela fell, que é o estúdio dos animes anteriores da série, mas por um estúdio próprio.

A história é a mesma do jogo, e se você viu a prévia do anime, é a mesma noção: no futuro (que deve ser uns 20 anos depois dos eventos de Da Capo II S.S, pelo que as personagens falam), a Hatsunejima ainda não é a mesma ilha das cerejeiras que florescem durante o ano inteiro. O personagem principal é Kiyotaka Yoshino, que vive junto com a sua irmã, Charles Yoshino, e que participa do Clube Oficial de Notícias da escola junto com Sara, Aoi, Himeno e a líder do clube, Rikka. Para tentar vencer o clube rival, o Clube de Notícias Não-Oficiais (acredite, é esse o nome do clube), Rikka propõe que todos façam um artigo sobre magia, indo até a grande cerejeira da ilha, que era dita que realiza qualquer desejo feito à ela. Após todos fazerem seus pedidos, todos do grupo recebem uma misteriosa mensagem do passado em seus celulares (passado mesmo, de 1951), e a grande cerejeira floresce mais uma vez na ilha. A notícia se espalha rapidamente no dia seguinte, e o representante do clube de notícias não-oficiais se apresenta e propõe um desafio: caso o artigo do grupo oficial de notícias fique mais famoso que do clube não-oficial, este será desmanchado enquanto a Rikka ainda estudar na escola... mas caso o contrário aconteça... o personagem principal terá que fazer companhia pro Suginami... pois é...


Este anime é difícil de se analisar com apenas um episódio, pois, tirando as personalidades de cada personagem, o episódio não apresenta as personagens direito, além do tema da história ser um tanto vago (por isso que fiquei tão curioso com a nova iteração do jogo, pra mim tudo acabou com Da Capo II), mas isso é algo que dá pra arrumar. As personagens em si são até bonitas, especialmente a Rikka, mas achei muito apelativo quase todas as personagens terem peitos maiores que a cabeça (literalmente). A personalidade da Rikka me lembrou muito da Suzumiya Haruhi... algo que eu odiei por causa do meu trauma com a série. Fora isso e a marmelada típica da série em se tratando de magia, da cerejeira gigante e do Suginami highlander, foi um episódio médio, ainda mais pelo que eu estava esperando do anime. Os visuais lembram bastante os animes anteriores, e à cada movimento da câmera você vê os cabelos e laços das personagens se moverem de acordo, o que eu achei bem... peculiar.

Como eu disse, eu tinha esperanças pro anime, pois achei que ele ia inovar de um jeito que eu nem sonharia em pensar (como o fato do sobrenome da Sakura ser o mesmo do personagem principal), mas por enquanto tá sendo mais um fan-service para os fãs do que uma sequel propriamente dita. Vamos ver se a coisa muda nos próximos episódios pelo menos, né?


OreShura também é uma série que deixou várias pessoas e fãs da light novel original irriquietas. O anime é produzido pela A-1 Pictures, mesmo estúdio do famoso Sword Art Online, Shinsekai Yori e Ao no Exorcist. Apesar dos primeiros segundos te enganarem, pela OP você percebe que pisou no reino dos animes ecchi com comédia romântica sem qualquer história... e você acertou! É exatamente isso. A questão é que é um anime tão engraçado que nem eu acreditei.

O anime conta a história de Kidou Eita, um estudante do colegial que estuda igual um retardado para entrar numa faculdade pública de medicina, e portanto nunca teve (e nem quer) ter experiências românticas tão já. Sua melhor amiga de infância, Harusaki Chiwa, acompanha-o em sua rotina, já que ela é da mesma escola que ele, sempre falando que Eita deveria pensar em se divertir um pouco de vez em quando. Num belo dia, durante uma troca de carteiras da escola (é algo bem comum nas escolas japonesas, diga-se de passagem), a menina que todos da escola babam, Natsukawa Masuzu, se senta do lado de Eita, e mesmo ele tentando ao máximo evitar qualquer contato com ela, Masuzu acaba por confessar que ama Eita... só que não. Mais tarde ela revela que quer o Eita como namorado apenas para evitar que outros garotos da escola continuem confessando para ela, já que isso enche o saco dela e ela não tem concorrentes melhores para escolher. Usando um diário com os devaneios de Eita no maior estilo Chuunibyou demo Koi ga Shitai como suborno, Eita se rende e se torna o namorado "fake" dela, e assim termina o primeiro episódio do anime.

Como eu ri dessa plaquinha
Eu já estava esperando o contrário desse anime: que seria apenas mais uma comédia romântica/hárem normal, mas a questão é que o episódio é tão engraçado que você acredita só vendo o anime, digamos que como a primeira metade de Chuunibyou demo Koi ga Shitai, só que ainda mais imprevisível. A animação é bem similar à animação de Sakurasou no Pet na Kanojo (apesar deste anime ser da J.C. Staff), ainda mais pelo fato da Natsukawa ter o cabelo branco igual da Shiina Mashiro, mas isso é um bom sinal. A dublagem é boa, e apesar de apenas ter 3 personagens significantes até agora, são vozes bem distintas, sem nada exagerado e que se encaixa bem nas personalidades delas.

Gostei muito do anime, pois por incrível que pareça o personagem me fez lembrar de quando eu estava estudando para a faculdade (apesar de não ser de medicina... mas minha irmã faz medicina e é nesse nível, acredite!) e do jeito serião dele. Com certeza vai ser um anime que vou acompanhar nessa temporada, e recomendo que acompanhem também, pois mesmo sendo um anime bobinho de comédia, é uma comédia que vale a pena ver nas férias ou simplesmente para se divertir e dar risada.^^


Eu fico por aqui pessoal. Até a próxima!
Out.

Um comentário:

  1. Oreshura é muito legal! *-*
    E essa menina é muito bizarra! :|
    Será onde isso vai dar? ...

    Eu gravei um minicast sobre esse anime. da uma olhada?
    http://coffeeunlocked.wordpress.com/2013/01/27/minicast-002-oreshura/

    ResponderExcluir