quinta-feira, 26 de julho de 2012

Análise do filme - K-ON! O Filme



O filme de K-ON também passou faz pouco tempo... e isso pede uma análise!


Vamos primeiro falar do filme. O filme de K-ON é feito pela Kyoto Animation (mesma do anime original, Clannad, Full Metal Panic!, Inuyasha e Lucky Star) e reproduzida pelo canal de televisão TBS, a Tokyo Broadcasting System. A história é bem simplória, e conta da viagem de formatura do clube de música leve das personagens principais, as guitaristas Yui e Azusa, a baixista Mio, a baterista Ritsu e a tecladista Tsumugi, e ao mesmo tempo, pensam em dar um presente para a Azusa, que ainda está no segundo ano do ensino médio (e mesmo assim vai com elas, depois de tanta insistência de suas amigas). Depois de muita confusão para decidir, elas vão para Londres... e basicamente você acompanha o que elas fazem lá.

Sobre o visual do anime, está na mesma qualidade que você espera da Kyoto. Animações fluentes, toques de 3D em vários momentos, cores bem vibrantes e traços simples, porém bem coloridos. Os gráficos são bonitos sim, mas não há muito o que falar além desses adjetivos. Próximo...


A trilha sonora, como é de se esperar de animes musicais como este, é estupendo. Apesar das músicas todas serem retiradas das duas temporadas do anime (se não me engano apenas com exceção da primeira e da música dedicada para a Azusa), as escolhas foram bem cautelosas, mas como faz muito tempo que não ouvia K-ON, eu apenas reconheci Fuwa Fuwa Time e Curry Before Rice. No total, temos 9 músicas da banda tocadas no filme inteiro, sendo que Fuwa Fuwa Time se repete nos créditos finais. Os efeitos sonoros também são de alta qualidade, tanto nos momentos sem-noção que a série é famosa quanto na música de fundo (que não são baseadas nas músicas), o que liga a sua atenção para o filme, e se tiver um bom par de fones de ouvido ou, se for mais sortudo, um mini-home teather, você realmente se sentirá em Londres.

A dublagem foi, realmente, uma das coisas que me impressionou. Apesar de todas as dubladoras do anime original estarem presentes e a dublagem estar na mesma qualidade vista nos animes (o que já é excelente, diga-se de passagem), a dublagem dos figurantes que aparecem na Inglaterra são impecáveis. Ao invés de terem dubladores japoneses imitando sotaque em inglês britânico, eles realmente se deram o luxo de contratar dubladores (ou, no mínimo, alguém nascido de lá) para dublar esses poucos personagens. Realmente foi uma coisa que me surpreendeu, pois não são apenas uma frase ou outra dita, mas várias frases e por pessoas diferentes ainda.

A história, infelizmente, não tem como eu não descontar nada, pois, assim como no anime normal, a história é praticamente inexistente. Na primeira temporada, havia a "desculpa" que aquilo tudo era pra, no futuro, fazer show no Budokan (acho que era esse o nome), mas aqui a história é a ida para Londres... e não, não acontece nada de mais lá, como você já deve ter imaginado.

E, claro, como no anime original, tem um merchandising ferrado no filme inteiro. Apesar do anime a grande parte do merchan ser as marcas dos instrumentos, aqui a coisa evolui muito. Além das marcas dos instrumentos mudarem (no caso das baterias e do teclado), também tem merchandising bem descarados como a Japan Airlines (sim, é uma empresa de verdade), a rede de hotéis Ibis e linhas de metrô britânicas. Eu só imagino o tanto de dinheiro que eles ganharam só nesses anúncios subliminares...


No geral, a qualidade do anime é muito boa, tanto nos visuais quanto na dublagem e quanto a trilha sonora. É aqui que eu deveria reclamar da história simples demais e sem objetivo mas... pra falar a verdade... será que isso importa? Esse filme me fez lembrar que um anime/filme na verdade não precisam de uma boa história para serem bons. O filme tem cerca de 90 minutos, mais aquele tempinho chato antes de começar o filme e os créditos, mas de qualquer jeito, tirando os últimos 10~15 minutos do filme que fica algo meio clichê e sem piadas boas para animar o ritmo, eu tenho que confessar que eu gostei do filme. Ele quase me fez rever a segunda temporada de K-ON pra ver se eu me lembrava das músicas e de alguns personagens que eu havia esquecido, e olha que eu não sou de repetir animes, quanto menos animes nonsense.

Nota final: 7,0/10,0

Se você quer dar algumas risadas e apenas deixar os seus olhos te guiarem junto com a viagem das meninas do grupo, eu realmente recomendo esse filme. Do contrário, passe reto.


Bom, o post demorou hoje, mas amanhã teremos mais notícias e uma coisa bem legal para anunciar no blog. Mal posso esperar!

Até lá!
Out.





Nenhum comentário:

Postar um comentário