quarta-feira, 25 de julho de 2012

Análise de anime [1] - AKB0048


AKB0048 acabou faz pouco tempo, mas...ah, eu gostei tanto o anime que decidi assistir tudo o que faltava pra terminar em dois dias pra poder postar essa análise pra vocês. Sim, estou disposto a fazer análise de qualquer coisa que eu gostar, não só mangás e jogos como eu já postei antes.

Vamos começar então!

Primeiramente, um pouco sobre o anime em si. AKB0048 é um anime que lançou no final de abril desse ano e foi produzida pela Satelight (Air Gear, Hellsing Ultimate, Macross Frontier, Shugo Chara!) e de uma equipe própria para este anime apenas, a AKB0048 Production Comittee. O anime conta a história de 4 meninas, Nagisa, Orine, Yuuka e Chieri, que viviam num planeta onde o entretenimento era proibido. Elas secretamente fogem de casa um dia para assistir ao show de uma banda que vão até os planetas onde há tal proibição para agradar os fãs: a AKB0048. Elas se maravilham com o espetáculo, e daí em diante, sempre sonharam em estar um dia lá, dançando e cantando no palco para os fãs. Mais tarde, quando elas crescem, eles conseguem ver que esta banda está recrutando novos membros para a 77ª geração de ídolos dela, e assim decidem treinar o máximo que podem para ter uma chance para entrar para a banda que elas tanto adoram, mesmo diante de tantos obstáculos para conseguir este feito, e muitos outros desafios e rotinas que esses ídolos devem enfrentar todos os dias.

O anime possui 13 episódios e eu gosto de dividí-los em 3 partes: a parte inicial, onde elas tentam o máximo que podem para prestar as audições para a banda, a saga aprendiz, onde elas se tornam "unders" (uma espécie de substitutos e auxiliadores da geração atual), mostrando a rotina delas (e mais umas amigas que elas fazem depois) e dos ídolos ao fazerem shows e demais eventos, que vai até o show em Tundastar, e a saga Center Nova, que vai da sessão de fotos de Atamistar até o final do anime.

Sobre a animação das personagens, tem a animação normal, predominante do anime, e as animações em 3D, que são em alguns trechos das apresentações/ treinos e quando aparecem as batalhas entre eles e a DES (uma organização militar contra o entretenimento). A animação "padrão" da novel não é lá um colírio para os olhos, mas alguns detalhes são bem interessantes, como o brilho em formato de coração na cabeça e nos olhos das personagens, fora isso não é algo tão impressionante, e algumas vezes até desafia a lógica e a física (como no primeiro episódio quando a Nagisa vai entrar pro avião) e alguns lip-sync totalmente errados. As animações em 3D por outro lado são, por incrível que pareça, bem feitas. Os efeitos de sombra e luz são muito bons e as cores usadas dão um ar... não sei como explicar direito mas se mistura bem com o cenário.

A trilha sonora, por outro lado, já é bem diferente. O anime é baseado numa banda J-Pop de verdade no Japão, a AKB48, e a trilha sonora contém as músicas de maior sucesso delas como Ii Wake Maybe, Beginner, Heavy Rotation, River, Aitakatta e tantas outras. Eu, que não conhecia nada do grupo, me tornei um fã instantâneo do grupo, e não me arrependo, mesmo que só para aproveitar as músicas do grupo (apesar de ter que concordar que o resto das músicas delas não são tão impressionantes assim). O restante da trilha sonora do anime são basicamente versões sem vocal das músicas que elas cantam, mas com instrumentos diferentes e mais lentas. O mais interessante que eu achei do anime foi o fato que as músicas que elas cantam se encaixam perfeitamente na história ou na cena, mas não simplesmente "música triste para momentos tristes", mas músicas que basicamente resumem o que as personagens estão passando e suas conclusões, o que eu achei uma jogada brilhante das produtoras.


Sobre a dublagem, esse foi um ponto muito debatido por quem assistiu o anime, dizendo que a dublagem foi porcamente feita, falta de profissionalismo, e tantas outras críticas. Eu, pessoalmente, mando esses caras irem pra ponte que partiu. Primeiro, as dubladoras do anime são membros de verdade do AKB48, e com isso não tem absolutamente nenhuma experiência com dublagens, eles mesmo admitem isso no vídeo promocional. Segundo, a dublagem é bem feita sim. Talvez não perfeita por causa da bipolaridade da Chieri e algumas mudanças de vozes da Suzuko em algumas cenas, mas é bom sim. Se você quer dublagem péssima, assista Marimo no Hana, e depois compara com esse anime... (se bem que Marimo no Hana também contou com membros do AKB48 na dublagem...)

 Uma coisa bem curiosa com relação ao anime é a sua semelhança incrível com Idolm@ster, tanto por serem animes baseados em bandas, terem muitas músicas no decorrer do jogo e a animação das cantoras, mas por incrível que pareça, Idolm@ster é da A-1 Pictures (Sword Art Online, Ao no Exorcist, Fairy Tail, Working!!), ou seja, das duas uma: ou AKB0048 desenvolveu seu próprio software de animação em 3D, ou é logo logo que irão processar a empresa por plágio... o que acho que não será o caso. Eu...nunca vi Idolm@ster, mas pelo que eu pesquisei, o que o anime mais parece é Idolm@ster Xenoglossia, e que até mecha tem no anime...igual AKB0048, o que eu gostei até.

Sobre as disposições gerais quanto a história, não tem muito segredo. O anime é um misto de musical com mechas, onde retrata a parte musical nos ensaios e shows e a parte de mechas nas batalhas contra o exército anti-entretenimento. O que achei bem legal foi que o anime retrata bem o modelo de vida dos ídolos de AKB0048, como treinos e shows frequentes em lugares diferentes, sessão de fotos, produção de vídeos promocionais, eventos de aperto de mãos, os fã-clubes e até mesmo os haters do grupo e o sistema de geração, que é algo que ocorre de verdade no grupo na vida real.


Resumindo, a animação e a dublagem não são lá as mais perfeitas que existem nos padrões de hoje, mas a trilha sonora empolgante junto com a história, que apesar de confusa fará você dar risada e se preocupar com as personagens, faz você se esquecer de tudo isso. Mesmo não tendo 100% das explicações de tudo que ocorre no anime, a produtora prometeu esclarecer possíveis dúvidas, além de uma continuação da história original junto com melhorias gerais, no ano que vem, quando lançar a segunda temporada do anime.

Nota Final: 8,0/10

Eu recomendo assistir o anime, que seja os dois primeiros episódios. Se gostar, continue assistindo que não se arrependerá. Do contrário, melhor não forçar pois o ritmo do anime só conta com grandes reviravoltas no episódio 7 se não me engano, quando rola todo o papo da sucessão da Takamina, e nos últimos 3 episódios, que tem toda aquela coisa de Center Nova e de Kiraras que se multiplicam, o que até agora eu não entendi.


Bem, isso é tudo por enquanto. Até o próximo post pessoal!
Out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário