terça-feira, 31 de julho de 2012

4Kids Entertainment- Saiba do seu processo e de seu futuro


Se você costumava assistir animes com dublagem em inglês, chances são que você, pelo menos uma vez na vida, viu uma dublagem da 4Kids. Ultimate Muscle(ou Kinnikuman, no japonês. No Brasil conhecido como Músculo Total), Dragon Ball Kai, One Piece, Pokemon, Sonic X, Shaman King e Yu-Gi-Oh são alguns dos notórios exemplos das franquias que ela arruinou dublou para o idioma americano, mas claro, ela não ficou limitada apenas à isso, mas também com o licenciamento de linhas de brinquedos e jogos dessas séries.

No começo, o intuito da 4Kids era simplesmente concorrer com outras empresas de dublagem e localização de animes, em especial com a Viz Media (Naruto, Bleach, Inuyasha, Vampire Knight) e a Nelvana (Sakura Card Captors, Beyblade, Medabots, Bakugan). Entretanto, apesar de todas essas empresas terem suas próprias "técnicas" de localização de animes, uma vez que, segundo eles mesmos, "as crianças americanas devem assistir programas de televisão de acordo com a sua cultura", modificação de frases impróprias, cortes em cenas de nudez parcial e batalhas sangrentas são frequentemente cortadas. Mesmo assim, a 4Kids foi além...

Edição dos nomes originais em japonês, mudança na trilha sonora, mudança de escritos em livros, roupas e lojas, mudança de expressões "muito exageradas", edição de armas, bebidas e cigarros por coisas bem mais infantis (literalmente, como substituir arroz por biscoitos...what?), censura de cenas com sangue ou envolvendo explosivos e até mesmo a edição da cor dos personagens. Se esse último tem nome, é racismo.

4Kids: ensinando as meninas a não serem piriguetes desde 1992.



...Ele tá apontando pro teto?

Agora a coisa ficou preta... quero dizer, branca...
Enquanto o resto das empresas só cortavam/modificavam cenas quando muito necessário, nem preciso dizer que a "localização" da 4Kids foi um tanto além da conta. Apesar do fato, a empresa alegou que essas mudanças deveriam ser feitas devido ao horário e à audiência que os programas eram focados, e de certa forma acabou se safando de grande parte das penalidades legais, uma vez que as empresas originais continuavam ganhando dinheiro com isso.

Por incrível que pareça, o processo da 4Kids não teve envolvimento (pelo menos não diretamente) com isso. No ano passado, a TV Tokyo (emissora de tv principal na emissão de animes no Japão) e a NAS (Nihon Ad Systems, uma produtora de animes e empresa que cuida da comercialização de produtos baseados nessas séries) processou a 4Kids alegando que esta fazia acordos com outras empresas para que ela pudesse comercializar produtos da franquia YuGiOh, para assim arrecadar os royalties sem pagar uma parcela para a TV Tokyo. Depois de também colocar mais algumas falhas de longa data e a 4Kids revidar com o que pode, o final da história foi que a 4Kids ficou devendo 4,8 milhões de dólares para essas empresas, mas que acababou por fazer um acordo com elas para continuar a ter os direitos exclusivos de comercialização da série em todo o território global, menos a Ásia, e ainda recebendo de lambuja 8 milhões de dólares por parte da acusasão "indevida e questionável" por parte da TV Tokyo e da NAS.

A saga continua, mas não por muito tempo.
Sim, a 4Kids realmente preencheu uma proteção de falência nesse meio tempo, o que deu tempo (e dinheiro, devido ao ganho dela) para eles tentarem mudar seus próximos planos e licenciamentos de novas franquias de anime, além de também manter os direitos para as suas séries originais. Mas mesmo tendo ganho dela nesse processo, o fim da 4Kids está próximo. A empresa está tendo muito prejuízo ultimamente, devido à baixa audiência de seus programas nos EUA, baixos números de vendas de produtos e também um pouco por estar envolvida nesse processo todo. Pelo bem ou pelo mal, os próximos anos poderão ser os últimos para ela.

A TV Tokyo já tem interessados pela franquia, e tão logo o contrato com a 4Kids acabar, pode ter certeza que vão tirar essa exclusividade deles. Daí, as coisas vão ficar ainda piores com o grande corte na sua linha de brinquedos comercializáveis, e isso se não afetar outras franquias de anime que ela roda até hoje e os horários reservados para ela nos canais de televisão americanos.

"O que isso influencia no Brasil?"
Quase nada. Eu nunca vi nem Yu-Gi-Oh 5Ds na tv aberta daqui, quanto menos Zexal. Além da tv aberta já não mostrar quase nada de anime, a tv fechada vai continuar com o que está, no máximo colocando umas séries novas de cartoons para o público pré-adolescente. Se você só vê anime em japonês e legendado, seja por fansubs ou por empresas oficiais de qualidade, nada vai mudar pra você. Se você assiste dublado, vai perceber uma boa melhora daqui pra frente. Só isso.


Bom gente, meio nada a ver o post de hoje, mas que sirva como lição na sua vida profissional... se for processar, processe direito!
(e evite animes dublados, pelo bem de seus ouvidos e olhos ^^')

Até mais!
Out.

3 comentários:

  1. 4Kids mais do que mereceu ir a falência. Quem viu One Piece aqui no Brasil sabe muito bem o porque. u__û'

    ResponderExcluir
  2. DEPOIS DE VER O QUE FIZERAM COM ONE PIECE EU QUERO É QUE TODO MUNDO QUE TRABALHA OU JÁ TRABALHOU LÁ DEVE MORRER!!!

    ResponderExcluir
  3. A Censura Americano eu já via desde quando era pequeno que sempre censurava qualquer anime que entra por lá e se for transmitindo para todo o país, para piorar os canal pago aqui no brasil Jetix e Cartoon Network pegam deles que vem a merda total no canal brasileiro... nos países que não tem cultura e só sabem criticar o que é dos outro não merece respeito como EUA e Brasil tambem como mostra a imagem ai do lado https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/8055_466472363376657_1511862585_n.jpg

    ResponderExcluir