segunda-feira, 16 de julho de 2012

Anime Friends - A Zero Force Esteve Lá!


É pessoal, por qual outro motivo eu ia ficar sem postar alguma coisa no blog (não estando com preguiça)?

Como deve ter notado pelo título, não foi só "eu" que fui no evento. Contei com a participação especial do membro da nossa equipe da Zero Force Translations, o VictorLighty (Lighty). Foi muito bacana ter encontrado alguém do grupo (e aliás, o único) pra bater um papo e ficar gritando BLASTOISE no evento xDD.

Pessoal, eu ia postar as fotos que eu tirei do evento e o que eu comprei, mas como meu celular foi para o submundo dos eletrônicos, provavelmente farei isso num post separado. Hoje, estarei postando apenas o que eu achei do evento, já que é a primeira vez que eu vou, postarei o que achei do evento e algumas dicas que acho que vale a pena escrever antes de ir ao evento (ou também, dicas gerais para todos os eventos).

Eu fui apenas no domingo, o último dia do evento, e como era de se esperar, estava bem cheio. Talvez nem tanto na parte da manhã, mas mais pro final do evento ficou BEM lotado. Apesar disso, eu achei o local grande sim, talvez nem tanto para não haver possíveis "congestionamentos" uma hora ou outra, mas tinha inúmeras salas de tudo quanto é tipo de tema, desde as clássicas salas de cosplay e animekê até salas sobre conteúdo yaoi/yuri e até mesmo uma sala sobre coisas medievais (não, não tinha uma sala de visual novels... buá). Confesso que, mesmo estando o dia inteiro lá dentro, nem deu tempo de ver tudo, mas não me arrependo de nada, já que aproveitei pra caramba o evento, comprei praticamente tudo o que queria comprar e até deu um espaço para divulgação do blog >o<


Os cosplays que eu vi lá eram muito bons também, talvez uns nem tanto, mas a grande parte era cosplay muito parecido com as personagens dos animes e dos mangás. A maior parte eram cosplays clássicos como Naruto, personagens da Akatsuki, Fairy Tail e Hatsune Miku (apesar de poucos serem bons o suficiente), mas vira e mexe achava cosplays bem raros como a da Kyou de Clannad, Black Rock Shooter e da Akemi Homura de Mahou Shoujo Lyrical Madoka.

Sobre a área de estandes, lá é o paraíso de consumo de todo o otaku nerd gordo capitalista, porque, se você tiver dinheiro, você vai encontrar tudo o que você quiser. Desde buttons e chaveiros das séries de animes até figures e figmas de 16cm pra mais, de mangás que saíram de linha há muitos anos por 3 reais até réplicas >em tamanho real de espadas e zanpakutous (as espadas dos shinigamis de Bleach) para cosplayers. A lista vai e poderia facilmente mencionar o que vale a pena comprar ou não, mas uma coisa é certa: você VAI achar o que procura, e mesmo se acontecer de não achar, os pedidos de encomenda bombam por lá, além de que a maioria do pessoal tem a sua própria loja digital para divulgar e vender seus produtos.

Eu queria falar mais uns 5 parágrafos sobre o que eu achei do evento, mas prefiro guardar para um breve, futuro post. Até lá, uma coisinha mais importante: Dicas para aproveitar ao máximo o evento:

   1) Não seja cagão. Traga dinheiro na mão.
Apesar de várias estandes aceitarem cartão de crédito/débito, você pode se encontrar numa situação triste onde o cara não aceite cartão pra vender alguma coisa para você. Eu recomendo levar bastante dinheiro, uns 150~200 conto no mínimo pra aproveitar bastante o evento e não ficar com raiva do dinheiro não ter dado. Além disso, ter dinheiro na mão influencia muito numa técnica que eu passarei para vocês.

   2) Pesquise preço, antes e durante o evento.
Isso vale para qualquer lugar que você vá, e vale aqui também. As estandes de camisetas, acessórios e figures tem aos montes no evento, por isso, tente reservar uma hora ou duas para pesquisar preços antes de comprar. Só para efeito de exemplo e experiência própria, eu vi colares temáticos de vários animes em uma loja por 13 reais, enquanto não muito longe dali vendia os mesmos colares por 8 reais, 2 por 15. Para camisetas, eu vi estandes vendendo por absurdos 40 reais uma camiseta do evento, enquanto outras vendiam por 25/20 reais. Sobre figures, por serem difíceis de achar, é mesmo tentador ver uma figure que você queira e não comprar, mas tente antes do evento pesquisar por lojas virtuais, mercado livre e comunidades do orkut (se é que alguém ainda usa isso) para ter uma noção de preços. Se você considerar importação, a Amazon vende coisas que, mesmo se cair na alfândega, vai sair mais barato que o brasileiro e até com melhor qualidade.

   3) Negocie!
Um suposto e possível evento (e real se eu tivesse o dinheiro): Eu vi uma figure da Hyuugu Rena por 110 reais, bem feitinho, na caixa e tudo mais. Olhe para a figure bem sério, contendo a emoção de finalmente encontrar a figure, pergunte quanto que é (mesmo se já tiver escrito na figure), peça pra dar uma olhada na caixa, enrole um pouco, tire 2 notas de 50 conto da sua carteira e fale "Putz, eu só tenho 100 conto. Num tem como fazer pra mim?" ou algo parecido, e mostre as notas sutilmente para ele. É tiro e queda. Se mesmo assim não der certo, faça a famosa pergunta "Mas à vista tem desconto, né?" ou se aceita o desconto se pagar no cartão. Se mesmo assim não funcionar, dê uma volta (figures são bem difíceis de vender, geralmente) e volte depois de uma hora ou duas e repita o procedimento. Você vai conseguir negociar, pode ter certeza. Só não recomendo essa tática para lojas grandes (como a Comix por exemplo) pois geralmente você já acha o que quer mais barato, e para objetos que são de "fácil acesso ao público" (vulgo produtos baratos) pois tudo o que é barato acaba rápido, além de não conseguir um bom desconto com isso.

   4) Se você não tiver pressa...
No final do evento, muitas coisas costumam ficar mais baratas, ou são mais propícias à negociação que citei anteriormente, justamente para esvaziarem os estoques das estandes. Se o que você quer tem em estoque e você quer dar uma volta antes de comprar, ou se não tem certeza se vai comprar ou não, espere. Só não vá desperdiçar a chance única de comprar um determinado produto que só tem um para depois voltar e não achar mais ele. Com figures, dificilmente isso acontecerá, mas com pôsters (que foi o meu caso), DVDs de séries de anime e alguns bottons/chaveiros raros, as chances de outra pessoa comprar vai ser maior. Tome cuidado também pois certas lojas fecham antes das outras. O ideal é terminar de fazer todas as suas compras até às 17~18 horas no máximo para não correr riscos desnecessários.

   5) Seja um farofeiro.
Comidas e bebidas não têm preços lá tão exorbitantes, mas pra que gastar dinheiro com comida sendo que você pode gastar com mais mangás/pôsters/camisetas? Pagar 3 conto por um refri e 3~4 conto num salgado é, digamos, o que se espera de um evento assim, ainda mais em São Paulo, mas que dá pra economizar bastante. Traga alguns pães, salgadinhos, bolachas ou outras coisas para comer e uma garrafinha de água que isso será o suficiente. Os guardas deixam passar coisas assim (exceto se você levar talheres, porque garfos e facas podem ser barrados) e há vários bebedouros pelo local. Só coma lá se você estiver com desejo por comer uma determinada comida, ou se estiver morrendo de fome mesmo. Para se ter uma idéia, eu gastei 7 reais com comida que eu comprei antes >e ainda sobrou pra volta pra casa.

   6) Saiba se divertir e divirta bastante!
Não adianta nada ir lá só para fazer as compras, o que vale mesmo é aproveitar. Se tiver algum amigo pra ir junto, melhor ainda. Tire fotos das meninas e grupos de cosplay, faça zueiras nas enquetes, grite qualquer baboseira que vier na cabeça perto de um cara concentrado, puxe assunto na fila de alguma sala, estande ou loja... Claro, só não faça o que você pode se arrepender por ser de mal gosto/ algum segurança desconfiar, mas fora isso, fazer coisas assim anima bastante a sua experiência. Se possível, trazer um 3DS ou um PSVita para jogar online com o pessoal do local também é uma boa pedida, e entrar nas salas com atividades em equipe podem render alguns amigos.

   7) Se for de cosplay, incorpore o personagem.
Tinha MUITA gente de cosplay por lá, mas é uma pena que, apesar de ter uns que realmente fizeram de tudo para ficar bonitos e parecidos com o anime, tinha uns que não deram muito certo. Se for menina, tente perder uns quilos antes de incorporar a personagem e capriche na maquiagem. Já vi a Shura de Ao no Exorcist que era extremamente fiel, mas que se não fosse o emblema da barriga tremendo com a gordura ela seria perfeita. Eu sei que acessórios e roupas para cosplays são uma verdadeira facada no bolso do cidadão, mas sempre dá pra dar um jeitinho brasileiro e aliviar alguns custos, alguns até escritos em blogs e fórums americanos de cosplayers, dando dicas gerais e específicas para montar o equipamento e uniforme e até desenhos prontos de softwares de design como Pepakura. Talvez se comportar igual o personagem seja difícil, mas a aparência é o ponto principal de um bom cosplay


Bem pessoal, estou muito cansado hoje, e por isso não teremos notícias por hoje. Amanhã, o blog volta ao normal e não esquecerei do post que prometi aqui ^^

Até lá!
Out.

Um comentário:

  1. "Peraí, eu conheço esse uniforme..."
    "Será que não é o Botan na mão dela, ou eu tou imaginando coisas...?"
    "CAR@LHO, É A KYOU!"

    /\ Descreve bem o evento.

    ResponderExcluir